Pastores e líderes dialogam sobre a missão de acolher migrantes

É essencial ampliar o engajamento das igrejas para fortalecer o acolhimento no Brasil

Hoje, 11/9/2025, no Escritório Central da IPI do Brasil, foi realizado o Encontro de Pastores, Pastoras e Líderes: Construindo Pontes para o Acolhimento, evento preparatório para o IX Fórum Refugiados, que acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro em São Paulo.

O evento marcou um passo importante para fortalecer a rede de apoio às pessoas migrantes e refugiadas, promovendo troca de experiências, capacitação e mobilização das igrejas para construir pontes de acolhimento em todo o Brasil.

Organizado pela Secretaria de Diaconia da IPIB em parceria com a rede “Como Nascido Entre Nós”, o encontro reuniu lideranças de igrejas de São Paulo para refletir e agir diante dos desafios da migração e da hospitalidade cristã. Foi um momento de escuta, aprendizado e compromisso, reafirmando a missão de viver a hospitalidade do Reino de Deus e construir pontes de acolhimento.

Rev. Erick Perez

Migrantes não são “coitadinhos”

O Rev. Erick Perez, responsável pelo Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados, explicou que o núcleo promove encontros como este para capacitar igrejas locais, oferecendo ferramentas e apoio baseado em experiências já realizadas em cidades como Maringá, São José do Rio Preto, Curitiba e Londrina. Ele enfatizou a importância de mudar a percepção sobre a migração, destacando que migrantes não devem ser vistos como “coitadinhos”, mas como seres humanos que se encontram com outros seres humanos e potenciais irmãos em Cristo, reforçando a mensagem de Efésios 2.9.

O Rev. Erick também lembrou que a migração é um direito humano e um fenômeno crescente, impulsionado por crises humanitárias, guerras e mudanças climáticas, e que a igreja precisa estar preparada para acolher migrantes e refugiados de forma organizada e solidária. Segundo ele, a melhor ferramenta para essa ação é o modelo de Jesus, e é essencial ampliar o engajamento das igrejas para fortalecer o acolhimento no Brasil, participando de fóruns e encontros locais e regionais.

Igreja Persa em São Paulo

Um destaque especial foi o testemunho do Pastor Adel Khosravi, líder da primeira igreja persa da diáspora em São Paulo, inaugurada em junho com o batismo de três ex-muçulmanos. Adel é o primeiro pastor batista refugiado consagrado no Brasil e atua há mais de 12 anos com missões entre persas no Irã, Turquia e agora no Brasil. Ele compartilhou sobre o crescimento do ministério persa, o discipulado de novos crentes, e o trabalho missionário em contextos de perseguição religiosa, reforçando que o evangelho transcende fronteiras culturais e políticas. A igreja persa realiza cultos em língua persa no espaço cedido pela Primeira Igreja Batista de São Paulo, no bairro do Bom Retiro.

O encontro contou com a participação do Pastor Richard Serrano, músico, conselheiro da Tearfund para a América Latina e o Caribe e diretor de educação teológica da União Batista Latinoamericana (UBLA), que falou sobre os motivos da migração na América Latina, o que a Bíblia ensina sobre o tema e como a igreja pode responder.

Também participaram Alberto Lins, Assessor da Tearfund América Latina e Brasil; Débora Fahur e Tércio Sá Freite, ambos diretores de programas sociais da Associação CASA; e Lerderis Guerra, venezuelana que vive no Brasil desde 2018 e atua como professora de espanhol e música em projetos sociais voltados para crianças em situação de vulnerabilidade no Recife, PE.

Estiveram presentes ainda o Secretário Geral da Assembleia Geral da IPI do Brasil, Rev. Wellington Camargo, e a Secretária de Ação Social e Diaconia da IPI do Brasil, Rev. Ieda Rebouças.

 

Foto de Sheila Amorim

Sheila Amorim

Jornalista e diagramadora de O Estandarte, membro da IPI de Cidade Patriarca, São Paulo, SP

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.