Assembleia Extraordinária discutirá reforma constitucional da IPI do Brasil

AG vai reunir 200 pessoas de todos os presbitérios a partir desta quinta-feira em Londrina, PR

Acontece nesta semana (de 06 a 08 de novembro) a 63ª Assembleia Geral (AG) Extraordinária da IPI do Brasil, em Londrina, PR, com o tema “Transformação: um chamado para a Igreja”. A AG é o concílio superior e o órgão de unidade da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Cerca de duzentas pessoas, representando todos os 62 presbitérios da denominação, estarão presentes neste evento que traz pautas importantes a serem discutidas, entre elas, três reformas: constitucional, administrativa/organizacional e educacional.

 

Reformas

“Essa AG marcará um momento importante na vida da IPI do Brasil. Vamos discutir três conjuntos de documentos fundamentais para nós. O primeiro é uma reforma da Constituição, a fim de que ela se torne mais prática. O segundo é uma reforma administrativa e organizacional, lembrando que a última reforma que a igreja passou nas suas estruturas foi há 20 anos, em 2005. Com as mudanças tão rápidas que o mundo passa, há necessidade de atualizarmos a forma de atuarmos para que seja mais próxima das igrejas locais e dos presbitérios. E outro documento extremamente importante é o que relaciona a questão da educação teológica com a FATIPI. São pontos que esperamos serem discutidos e, se for da vontade de Deus, aprovados. Serão dias de bastante trabalho”, explica o presidente da AG, Rev. Sérgio Gini.

Há sete documentos oficiais na pauta da AG, mas esses três são os principais. Segundo o secretário geral da AG, Rev. Wellington Camargo, eles devem ocupar, pelo menos, 80% do tempo da assembleia. “Estamos realizando a AG Extraordinária porque esses documentos ficaram sobre a mesa na AG de agosto”, justifica ele.

 

Metodologia da AG

A metodologia de votação dos assuntos é a mesma utilizada na AG ordinária realizada em agosto, em São Paulo, SP. A exceção é a pauta relacionada à reforma constitucional. Como explica o Rev. Wellington Camargo, caso seja aprovada em plenário, é necessário ainda que o novo texto esteja acessível a todos os presbitérios para que eles votem. Se aprovarem, ainda haverá uma nova assembleia extraordinária (provavelmente, virtual) para a homologação da reforma constitucional.

“A reforma administrativa, a reforma da educação teológica, a aprovação do estatuto da Fundação Eduardo Carlos Pereira, a nomeação de comissões, a doação de dois imóveis em Cajazeiras, PB… todos os outros documentos não têm etapas extras. É discussão e aprovação ou reprovação por voto direto no plenário”, explica Camargo.

 

Programa e lançamento do Manual do Culto

A AG extraordinária terá um programa diversificado, com música, oração, reflexão bíblica e discussões em plenária. Começa nesta quinta-feira, dia 06, às 14h30 e termina no sábado, dia 08, no fim da manhã. Os pregadores serão Rev. Messias Anacleto Rosa (quinta-feira/tarde/abertura), Rev. Denis Santana Vicentin (sexta-feira/manhã) e Rev. Mathias Quintela de Souza (sábado/manhã/encerramento). A programação na quinta-feira e na sexta-feira se encerrará às 22h.

Outro momento especial será a apresentação da nova edição do Manual do Culto. A publicação está a cargo da Editora Vida & Caminho (antiga Pendão Real) e terá muitas novidades, entre elas, layout renovado, fontes ampliadas e referências bíblicas e teológicas na versão Nova Almeida e Atualizada (NAA), além de sete novas liturgias para o calendário litúrgico e datas especiais. Cada igreja organizada da IPI do Brasil receberá um exemplar gratuito do Manual do Culto.

 

Foto de Lissânder Dias do Amaral

Lissânder Dias do Amaral

Membro da 2 IPI de Maringá, PR, e editor interino de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Respostas de 3

  1. Q Deus ilumine a cada um q vai fazer parte desta AG!! Tudo conforme a vontade DELE!! Deus os abençoe 🙏

  2. Tenho muito interesse na questão educacional. Eu, rev. Fernando Bortolleto e a reva. Irene Garcia formamos em 4 anos , 4 turmas de professores de ED. Foi uma experiência muito gratificante. Infelizmente o curso foi extinto pela FATIPI.

  3. Deus abençoe essa reunião e que seja ele mesmo a decidir tudo que nossa amada igreja necessita para continuar sendo benção e tendo relevância para o mundo atual. Levando em conta que podemos sim, mudar as formas e métodos, mas nunca a essência da fé cristã evidenciada na bíblia sagrada

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.