Cuidadas para cuidar

Encontro reúne 43 pastoras e presbíteras em Londrina, PR. Nove presbitérios estavam representados

43 mulheres de nove presbitérios das regiões do Sul e Sudeste participaram da segunda edição do Encontro de Pastoras, Presbíteras, Licenciadas e Missionárias da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) no Acampamento Esperança, em Londrina, PR.

 

Cuidadas para cuidar

Com o tema “Cuidadas para cuidar”, a programação aconteceu no último sábado (16/05), e teve como preletora a Dra. Cristiane Gomes, psicanalista e membro da 1ª IPI de Maringá, PR. Em duas palestras marcadas por profundidade, sensibilidade e aplicação prática, a palestrante abordou temas ligados ao cuidado emocional, espiritual e ministerial das mulheres que atuam na liderança da igreja.

Além das ministrações, o encontro contou com momentos de intercessão, louvor e grupos de partilha, nos quais as participantes puderam compartilhar histórias, experiências e testemunhos.

O evento foi promovido em parceria com Presbitério de Londrina e o NAMFE (Núcleo de Apoio ao Ministério Feminino da IPIB), que integra a Secretaria de Cuidado Pastoral da IPIB. Desde 2017, o núcleo tem desenvolvido ações voltadas ao cuidado pastoral feminino e ao fortalecimento do ministério das mulheres na denominação.

Os presbitérios representados foram os seguintes:

  • Paraná: Londrina, Maringá, Arapongas e Sul do Paraná.
  • Santa Catarina: Joinville e Grande Florianópolis.
  • São Paulo: Marília, Presidente Prudente e Osasco.

 

Refrigério da parte de Deus

A Reva. Priscila Kume, coordenadora do NAMFE, destacou a importância da iniciativa:

“É um trabalho muito relevante de cuidado mútuo que tem sido construído passo a passo ao longo dos anos. A caminhada ministerial da mulher possui desafios específicos, pois muitas lidam com múltiplas jornadas de trabalho, família e ministério. Encontros como este surgem como um refrigério da parte de Deus para renovar, fortalecer e encorajar cada irmã em sua vocação e serviço”.

 

Da direita para a esquerda: Reva. Priscila, Dra. Cristiane , Reva. Tatiana, Reva. Mariana e Reva. Leoniza.

 

Relatos da alma

“Realmente foi um tempo de renovo e refrigério para minha alma. A gente sabe que também precisa se encher, alimentar o coração com aquilo que é bom, para ter sustento e transbordar na vida de outras pessoas. Foi um tempo de recolhimento, de olhar para aquilo que eu também preciso compreender, aprender e viver. Um tempo de troca de experiências, de conhecer mulheres incríveis, chamados lindos e histórias que encorajam. Volto desse encontro fortalecida e inspirada a continuar indo além”.

Geysa Gomes Maia, presbítera e seminarista da 1ª IPI de Joinville, SC.

*

“Esse encontro do NAMFE aqui em Londrina de pastoras e presbíteras foi um divisor de águas pra mim. Foi um tempo de muito aprendizado, comunhão e de conhecer irmãs, algo que eu sempre quis viver junto”.

Reva. Cristiane Navarro (Presbitério Sul do Paraná)

 

Dra. Cristiane Gomes

 

Próximos encontros

O NAMFE já anunciou seu próximo encontro. Já será daqui a uma semana, no dia 25, com o tema “Mulheres no Secreto” (no formato online). A programação será voltada para um tempo de reflexão e oração, com ministração da Reva. Rafaella Calvo, do Presbitério da Bahia. Para ter acesso ao link, entre em contato por e-mail com ministeriofemininoipib@gmail.com

Segundo a organização, novos encontros regionais já estão previstos para o segundo semestre, com edições no Nordeste e em São Paulo. As datas serão divulgadas em breve!

 

Como entrar em contato com o NAMFE

O NAMFE mantém comunicação e apoio contínuo às mulheres da IPIB por meio do Instagram @namfeipib, além do grupo de WhatsApp e do e-mail.

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress