No último sábado, 20 de junho de 2026, o Presbitério Grande Florianópolis, reunido em sessão solene, organizou oficialmente a Igreja Presbiteriana Independente de Balneário Camboriú, SC.
Momento histórico
A nova igreja foi organizada com 64 membros professos e 27 membros não comungantes. O evento contou com a expressiva presença dos irmãos da IPI de Florianópolis, bem como de representantes das demais igrejas do Presbitério Grande Florianópolis, que se reuniram para celebrar este momento histórico.
Estiveram presentes o presidente do Sínodo Meridional, presbítero Luiz Carlos Morosini, o Rev. Jean Selleti, gestor ministerial da IPIB, e o Rev. Márcio Marques, pastor auxiliar da 11ª IPI de Londrina, PR, além do pastor jubilado da IPI do Brasil, Rev. Lysias de Oliveira, do Presbitério de Sorocaba, SP.
A assembleia iniciou-se às 18h30, com a eleição dos oficiais e a aprovação do Estatuto da IPI de Balneário Camboriú. Após a apuração dos votos, realizou-se a ordenação e investidura dos oficiais eleitos, bem como a posse do pastor Fábio Freire. Esse momento contou com a participação do vice-presidente do Presbitério Grande Florianópolis, Rev. Vinícius Lima.

Culto: “a missão se realiza em contexto de adversidade”
Em seguida, a igreja reuniu-se em culto de ações de graças, marcado por cânticos, gratidão e alegria pelas bênçãos derramadas pelo Senhor ao longo de toda a trajetória do trabalho missionário que culminou na organização da igreja.
A proclamação da Palavra esteve sob a responsabilidade do Rev. Flávio Zechetti, que trouxe a mensagem intitulada “Avante, Igreja: a missão se realiza em contexto de adversidade”, com base em Atos 11.19-26. Em sua exposição, destacou que a igreja é chamada a avançar apesar das adversidades, oposições e limitações. Assim como a presença cristã foi fundamental em Antioquia, também é necessária uma igreja comprometida com a missão e o testemunho do evangelho em Balneário Camboriú.
O presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil, Rev. Sérgio Gini, não pôde participar da solenidade em razão do cancelamento de voos para Santa Catarina, ocasionado pelas condições climáticas adversas que atingiram o estado durante o último final de semana. Mas ele deixou uma mensagem carinhosa para todos os irmãos da IPI de Balneário Camboriú:
“Sirvam ao Senhor com alegria e participem da vida da igreja! Sonhem em plantar uma nova IPI na cidade ou em área próxima, como Itajaí, onde não temos trabalho presbiteriano independente!”.

Homenagens
Ao final do culto, o pastor Fábio Freire prestou homenagens aos irmãos da IPI de Florianópolis, ao Presbitério Grande Florianópolis e às famílias pioneiras que, com dedicação e perseverança, contribuíram para a consolidação desse projeto missionário. Na ocasião, foram destacadas especialmente as famílias Meneses e Wenceslau, cujo legado esteve presente desde os primórdios da obra. Foi feita menção honrosa ao presbítero Nelson Wenceslau, patriarca da família, que participou ativamente do surgimento e desenvolvimento desse trabalho que, pela graça de Deus, culminou na organização da igreja.
Também foi lembrado o falecimento do irmão Marcos Aparecido do Prado Junior, ocorrido em 23 de maio de 2026, cuja memória foi honrada com gratidão por sua participação na caminhada da igreja.
A celebração foi encerrada com o tradicional cântico “Pendão Real”, em um ambiente de profunda gratidão a Deus pelas suas dádivas com a IPIB.
Visão estratégica
Balneário Camboriú é uma das cidades que mais atrai investidores no Brasil e está entre os 200 maiores PIBs do país, dos 5.500 municípios brasileiros. Segundo o Rev. Sérgio Gini, a presença da IPI do Brasil na cidade é estratégica e importante para que o Evangelho seja um diferencial de vida para os seus moradores.
“Louvamos a Deus pelo trabalho realizado pelo Rev. Fábio Freire, que assumiu o projeto de plantação junto à Secretaria de Evangelização e Discipulado da IPIB, e ao Presbitério Grande Florianópolis que não mediu esforços para que a organização se efetivasse. A IPIB tem projetos para expansão no Sul, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e Balneário Camboriú torna-se um exemplo importante para isso”, conclui ele.

____
ENTREVISTA: Rev. Fábio Freire
“Estamos como quem sonha”
Conte-nos sobre o processo de organização da IPI Balneário Camboriú, SC. Durou quanto tempo? Como se iniciaram os trabalhos?

O processo de organização da IPI em Balneário Camboriú, realizado em parceria com a Secretaria de Evangelização da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, durou 14 anos. Os trabalhos tiveram início em janeiro de 2012, com o envio missionário promovido pela IPI de Florianópolis e pela Secretaria de Evangelização da IPIB, visando o estabelecimento de uma igreja reformada nesta importante região de Santa Catarina.
Quantas pessoas hoje estão na igreja que foi organizada?
A igreja foi organizada com 64 membros professos e 27 membros não professos, totalizando 91 pessoas vinculadas oficialmente à comunidade local.
Qual presbitério é o responsável? Quem participou?
O Presbitério Grande Florianópolis é o responsável pela organização da IPI em Balneário Camboriú. Seu presidente é o Rev. Flávio Zechetti, o vice-presidente é o Rev. Vinicius Lima, e o secretário é o Rev. Odair Junior.
Foram convidadas para este momento histórico todas as igrejas jurisdicionadas ao Presbitério Grande Florianópolis, bem como o presidente do Sínodo Meridional e o presidente do Ministério da Missão da IPIB, além de pastores, oficiais e irmãos que acompanharam essa trajetória ao longo dos anos.
A nova igreja já tem um templo próprio? Em qual bairro fica a igreja?
Atualmente, nossos cultos são realizados em um espaço alugado na Rua Iraque, nº 254, sobreloja, Bairro das Nações, em Balneário Camboriú.
Ainda não possuímos um templo próprio. Um dos grandes desafios desta nova igreja será justamente a aquisição ou construção de um espaço definitivo, especialmente considerando que Balneário Camboriú possui um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil.
Como tem sido esse momento tão especial para a IPI de Balneário?
Estamos vivendo este momento como quem sonha. Há profunda alegria pelo encerramento de um importante ciclo e, ao mesmo tempo, grande entusiasmo diante dos novos desafios que Deus coloca diante da igreja nesta cidade.
Quais os desafios missionários da IPI Balneário Camboriú?
Sonhamos em nos tornar uma igreja parceira da Secretaria de Evangelização na plantação de novas igrejas em Santa Catarina, especialmente nas cidades da região da Foz do Rio Itajaí.
Trata-se de uma região em franco desenvolvimento social e econômico, mas que ainda conta com pouca presença da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Desejamos contribuir para que novas comunidades sejam estabelecidas e o Evangelho alcance ainda mais pessoas.
Que pedido de oração você gostaria de fazer para outros irmãos pela IPI Balneário Camboriú?
Pedimos oração para que Deus nos conceda coragem, sabedoria e intrepidez na proclamação do Evangelho nesta cidade.
Também sonhamos com a construção de um templo próprio. Confiamos nas promessas do Senhor e lembramos as palavras do Salmo 24.1: “Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”. Cremos que Ele pode prover um espaço adequado para que seu nome seja glorificado e seu povo, seja edificado.
Há algum texto bíblico que sustenta vocês neste momento especial?
Sim. Um texto que tem fortalecido nossos corações é Efésios 2.21:
“… nele, todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor.”
Entendemos que a verdadeira igreja é edificada por Cristo, e temos a alegria de testemunhar esse crescimento para a glória de Deus.
Fale um pouco da sua história com essa igreja.
Tenho o privilégio concedido por Deus de participar deste momento tão significativo na história da IPI em Balneário Camboriú.
Cheguei a esta cidade juntamente com minha esposa, em janeiro de 2012, a convite da IPI de Florianópolis e em parceria com a Secretaria de Evangelização da IPIB, então liderada pelos pastores César Anunciação e Cássio Anunciação, sob forte incentivo do Reverendo Áureo de Oliveira, presidente da Assembleia Geral da IPIB.
Ao longo desses anos vivemos momentos intensos de alegria, desafios, lágrimas e muitas demonstrações da graça de Deus. Desde os primeiros cultos realizados em um salão gentilmente cedido pelo saudoso presbítero Nelson Wenceslau até a locação e ampliação do espaço onde nos reunimos atualmente, testemunhamos a fidelidade do Senhor em cada etapa.
Recordo-me das celebrações de casamentos, dos batismos, do nascimento de muitas crianças – inclusive dos meus dois filhos, Alícia e Thomas Freire. Também caminhamos juntos por momentos de dor, acompanhando famílias em meio ao sofrimento e à esperança bendita do Evangelho.
Nestes anos, vimos este grupo amadurecer espiritualmente, crescer em amor e serviço e desenvolver novas lideranças. A igreja é organizada justamente no ano em que apresenta ao Presbitério Grande Florianópolis seu primeiro candidato ao Ministério da Palavra e dos Sacramentos, o seminarista Renan Educato.
Aprendi a amar esta congregação e sou profundamente grato por experimentar, diariamente, o amor, a dedicação e a fidelidade deste povo que Deus reuniu para sua glória.







