No último sábado, 20 de junho, cerca de 600 pessoas entre pastores, presbíteros e líderes participaram do Encontro Regional Liderança Transformadora, realizado como parte da programação de formação continuada de 2026 da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O evento reuniu representantes dos presbitérios de Londrina, Norte do Paraná e Paranaense, em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da liderança e ao desenvolvimento estratégico das igrejas locais.
O evento integra uma série de encontros
Promovido em parceria com a Envisionar – organização dedicada ao desenvolvimento de líderes cristãos – o evento integra uma série de encontros programados para este ano. Desta vez, além das lideranças pastorais, líderes leigos de diferentes cidades também participaram.
Entre os palestrantes estiveram os pastores Josué Campanhã e Marcelo Fraga, que conduziram reflexões sobre temas centrais para a missão da igreja. Durante sua participação, Josué Campanhã destacou que a essência da liderança cristã está no amor e não em cargos, resultados ou reconhecimento. A partir da pergunta “Por que você lidera?”, e das experiências pessoais compartilhadas, o pastor despertou os participantes a um autoexame. “O amor vem antes, a liderança depois”, disse.
Uma igreja simples tem clareza

Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras sobre os desafios da liderança da igreja do futuro, a construção de uma cultura de discipulado, e de conceitos que definem uma igreja complexa (que, muitas vezes, tem foco em estrutura) da “Igreja Simples”. De acordo com a ministração, uma igreja simples tem clareza, alinhamento e foco, para dizer “sim” ao processo de discipulado e “não” a tudo que o atrapalha.
A programação também foi marcada por intensa interação entre os participantes e compartilhamento de experiências ministeriais. “Nossas expectativas foram superadas, tanto em número de pessoas, como em conteúdo. Foi uma profunda imersão que confirma e nos desafia a cumprir a missão da igreja, cumprir a ordem de Jesus: fazei discípulos”, resumiu o Rev. João Luis Simoneti, um dos coordenadores do evento e atual presidente do Presbitério Londrina.

Encontros Regionais
Este foi o décimo encontro do projeto, que ainda terá mais três eventos nesta primeira fase de formação [confira a agenda completa abaixo]. O Liderança Transformadora já aconteceu em Manaus (AM), Sorocaba (SP), Natal (RN), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Poços de Caldas (MG) e Dourados (MS), Maringá (PR), Cruzeiro, SP, além desta edição em Londrina, PR.
O próximo encontro
O próximo e nono Encontro Regional Liderança Transformadora vai acontecer na cidade de Bauru, SP. Confira a agenda completa a seguir:
Julho:
- 18/07 – Bauru, SP
Agosto:
- 29/08 – Brasília, DF
Setembro:
- 12/09 – Salvador, BA
O Liderança Transformadora é a Parte 1 do projeto de educação continuada com foco em discipulado voltado para os presbitérios e igrejas da IPI do Brasil. Mais de 2 mil pessoas já participaram dos Encontros Regionais, superando assim – e muito – a previsão inicial de 700 pessoas. A Parte 2 se inicia em agosto deste ano e terá como foco a capacitação de pastores e pastoras na área de planejamento e execução de pregações em série. Esta etapa terá como facilitador o Rev. Caio Batista.
Para saber mais
Para saber mais sobre o Liderança Transformadora (descrição do projeto, datas dos encontros e fotos), acesse o site: https://liderancatransformadora.ipib.org/







