A Secretaria Geral da IPI do Brasil disponibiliza o resumo de atas das reuniões da 62ª e 63ª Assembleias Gerais realizadas em 2025 (do exercício 2023-2027). A publicação, com o título de “Caderno Especial Atos e Atas da Assembleia Geral 2025”, tem 112 páginas no formato PDF e traz as atas das duas AG’s ocorridas, respectivamente, de 30 de julho a 02 de agosto, em São Paulo, SP, e de 6 a 8 de novembro em Londrina, PR.
Por que publicar as atas?
O moderador da Assembleia Geral e presidente da diretoria da IPI do Brasil, Rev. Sergio Gini, lembra que a iniciativa de disponibilizar publicamente as atas das reuniões das lideranças tem sido uma prática da IPIB desde o seu início. “É uma tradição que remonta desde quando o primeiro presbitério (o Presbitério do Rio de Janeiro) publicava os seus extratos de atas no periódico oficial Imprensa Evangélica. Continuou com ‘O Estandarte’ no formato impresso e agora de forma digital”.

Para Gini, a importância de publicar as atas vai além do aspecto burocrático. “Ao ler as atas, os membros das igrejas têm contato com aquilo que é decidido no coração da denominação, na vida da nossa igreja. Estamos oferecendo não somente aos líderes, mas a todos os membros documentos que são referência do que acontece na vida da IPIB. Afinal, somos aí uma igreja conciliar e as decisões dos concílios se transformam em legislação que rege a vida da igreja”.
Benefícios da publicação das atas
O Secretário Executivo da IPIB, Rev. Wellington Camargo, explica que, ao longo do ano, os representantes dos Sínodos e a Comissão Executiva (COMEX) trabalham em várias reuniões a fim de garantir que as decisões tomadas em Assembleia Geral sejam adequadamente implantadas e encaminhadas. Assim, segundo ele, publicar essas atas proporciona cinco benefícios relevantes: 1) preservação da memória histórica e institucional, 2) continuidade administrativa e governança, 3) transparência e prestação de contas, 4) segurança jurídica e legitimidade das decisões; e 5) formação e orientação das novas lideranças.
“As atas registram decisões, refletem debates e acontecimentos relevantes da COMEX, constituindo assim uma fonte primária para a reconstrução da história da caminhada neste nível de tomada de decisões”, ressalta Camargo.
Além das atas, o Caderno Especial também contém diversos anexos relativos às discussões e decisões tomadas, como, por exemplo, a proposta de reforma constitucional da IPIB, a proposta de reforma da estrutura organizacional e ministerial da IPIB e a proposta de reformulação curricular da FATIPI.
Quórum
A 62ª AG foi organizada em quatro sessões e reuniu na abertura 108 ministros e de 86 presbíteros, totalizando 194 delegados, representando todos os presbitérios. Já a 63ª AG reuniu 110 ministros de 75 presbíteros, totalizando 185 delegados, com a representação total dos sínodos.
FAÇA DOWNLOAD
Clique no título da publicação e faça o download do “Caderno Especial Atos e Atas da Assembleia Geral 2025″ em PDF.
A Secretaria Geral também planeja publicar, em breve, as atas das reuniões dos Presbitérios relativas aos anos de 2023 e 2024, além dos registros das reuniões da COMEX de 2023 a 2025.
**
Nota do editor:








Uma resposta
Muito bom e muito obrigado.