IPIB disponibiliza atas das Assembleias Gerais de 2025

Publicação de 112 páginas traz os registros e anexos das principais decisões tomadas

A Secretaria Geral da IPI do Brasil disponibiliza o resumo de atas das reuniões da 62ª e 63ª Assembleias Gerais realizadas em 2025 (do exercício 2023-2027). A publicação, com o título de “Caderno Especial Atos e Atas da Assembleia Geral 2025”, tem 112 páginas no formato PDF e traz as atas das duas AG’s ocorridas, respectivamente, de 30 de julho a 02 de agosto, em São Paulo, SP, e de 6 a 8 de novembro em Londrina, PR.

 

Por que publicar as atas?

O moderador da Assembleia Geral e presidente da diretoria da IPI do Brasil, Rev. Sergio Gini, lembra que a iniciativa de disponibilizar publicamente as atas das reuniões das lideranças tem sido uma prática da IPIB desde o seu início. “É uma tradição que remonta desde quando o primeiro presbitério (o Presbitério do Rio de Janeiro) publicava os seus extratos de atas no periódico oficial Imprensa Evangélica. Continuou com ‘O Estandarte’ no formato impresso e agora de forma digital”.

Capa do Caderno Especial

Para Gini, a importância de publicar as atas vai além do aspecto burocrático. “Ao ler as atas, os membros das igrejas têm contato com aquilo que é decidido no coração da denominação, na vida da nossa igreja. Estamos oferecendo não somente aos líderes, mas a todos os membros documentos que são referência do que acontece na vida da IPIB.  Afinal, somos aí uma igreja conciliar e as decisões dos concílios se transformam em legislação que rege a vida da igreja”.

 

Benefícios da publicação das atas

O Secretário Executivo da IPIB, Rev. Wellington Camargo, explica que, ao longo do ano, os representantes dos Sínodos e a Comissão Executiva (COMEX) trabalham em várias reuniões a fim de garantir que as decisões tomadas em Assembleia Geral sejam adequadamente implantadas e encaminhadas. Assim, segundo ele, publicar essas atas proporciona cinco benefícios relevantes: 1) preservação da memória histórica e institucional, 2) continuidade administrativa e governança, 3) transparência e prestação de contas, 4) segurança jurídica e legitimidade das decisões; e 5) formação e orientação das novas lideranças.

“As atas registram decisões, refletem debates e acontecimentos relevantes da COMEX, constituindo assim uma fonte primária para a reconstrução da história da caminhada neste nível de tomada de decisões”, ressalta Camargo.

Além das atas, o Caderno Especial também contém diversos anexos relativos às discussões e decisões tomadas, como, por exemplo, a proposta de reforma constitucional da IPIB, a proposta de reforma da estrutura organizacional e ministerial da IPIB e a proposta de reformulação curricular da FATIPI.

 

Quórum

A 62ª AG foi organizada em quatro sessões e reuniu na abertura 108 ministros e de 86 presbíteros, totalizando 194 delegados, representando todos os presbitérios. Já a 63ª AG reuniu 110 ministros de 75 presbíteros, totalizando 185 delegados, com a representação total dos sínodos.

 

FAÇA DOWNLOAD

Clique no título da publicação e faça o download do “Caderno Especial Atos e Atas da Assembleia Geral 2025″ em PDF.

A Secretaria Geral também planeja publicar, em breve, as atas das reuniões dos Presbitérios relativas aos anos de 2023 e 2024, além dos registros das reuniões da COMEX de 2023 a 2025.

**

 

Nota do editor:

Esta notícia, republicada em 04 de fevereiro de 2026, às 20h06, foi originalmente publicada no dia 23 de janeiro de 2026. No entanto, encontramos alguns erros no Caderno de Atas e, por isso, foi necessário retirá-la temporariamente do ar. Pedimos desculpas aos nossos leitores.
Foto de Lissânder Dias

Lissânder Dias

Membro da 2a IPI de Maringá, PR, e editor do Portal O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.