IPI do Brasil é recebida nos EUA como parceira da ECO

Rev. Sergio Gini, presidente da IPIB, falou sobre a importância da parceria desde 2022 entre as duas denominações

Fruto de uma relação sólida há anos e materializada por um Memorando de Entendimento assinado em 2022*, a IPI do Brasil foi recebida nesta quinta-feira, 05/02/2026, como uma das “parceiras eclesiásticas” da ECO (Uma Ordem de Aliança de Presbiterianos Evangélicos) durante a Assembleia Geral da denominação em Atlanta, EUA. Na ocasião, o Diretor de Engajamento Global da ECO, Brian Stewart, convidou à plenária o Rev. Sergio Gini, presidente da AG/IPIB, junto com o Rev. José Carlos Pezzini, pastor da ECO, que atuou como tradutor do Rev. Gini.

Stewart deu as boas-vindas a Gini e concedeu a palavra ao representante brasileiro. Gini agradeceu a hospitalidade e ressaltou os benefícios da parceria entre as IPI do Brasil e a ECO, com a plantação de igrejas para brasileiros no EUA e a intensificação do intercâmbio entre pastores dos Estados Unidos e do Brasil em 2026. Ele ainda destacou o compromisso comum da prática de evangelização e discipulado.

Brian Stewart com o Rev. Sergio Gini

“A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil tem visto esta parceria com a ECO como uma grande oportunidade de nós atuarmos em conjunto para evangelismo, discipulado e plantação de igrejas. Já temos desenvolvido isso no Brasil e também nos EUA. Temos hoje dois pastores da IPIB em parceria com a ECO, plantando igrejas para brasileiros aqui nos Estados Unidos: Pr. Osnir, no Texas, e agora o Pr. Lucas Fornel, na Georgia. Também há outros pastores brasileiros que não são da IPIB, mas que atuam aqui com vocês. Assim como a ECO, nós estamos buscando um movimento de evangelização e discipulado no Brasil e agora com vocês nos EUA”, declarou Gini.

Brian Stewart agradeceu à IPIB por ajudar a ECO a plantar igrejas para pessoas que falam português nos Estados Unidos. “Mais uma vez, meus amigos, não poderíamos fazer isso sem as habilidades, o compromisso e o treinamento que esses plantadores de igrejas trazem para os Estados Unidos. Eu os honro por seu compromisso com as pessoas que falam português em todo o mundo e agradeço pela amizade que vocês têm por nós há tanto tempo”.

 

“Eu os honro por seu compromisso com as pessoas que falam português em todo o mundo e agradeço pela amizade que vocês têm por nós há tanto tempo”.
(Brian Stewart)

 

Stewart concluiu lembrando do Memorando de Entendimento com o IPIB e informou que “neste ano de 2026, as duas instituições estão iniciando uma relação mais prática e relacional”. De fato, a ECO está enviando para o Brasil, neste mês de fevereiro, a Reva Audrey Del Campo, que passará seis meses no país ajudando em projetos de plantação de igrejas.

Para encerrar, o Diretor de Engajamento da ECO pediu que todos os brasileiros presentes no salão se levantassem.

A parceria com a ECO já rendeu apoios financeiros importantes para projetos da IPIB do Brasil, especialmente os de plantação de igrejas, como é o caso do início da IPI em Coari, no Amazonas, e uma ajuda substancial para o templo em Iparana, que fica em Caucaia, no Ceará.

 

Parceiros eclesiásticos de vários países

A participação brasileira na Assembleia Geral da ECO (em inglês, Synod Business Meeting) aconteceu numa sessão destinada à apresentação das parcerias eclesiásticas de outros países e regiões. Egito, África Ocidental, África Oriental, Gana, Colômbia e Camarões tiveram seus representantes também apresentados na plenária a todos. O Rev. Dr. Dana Allin, secretário executivo do Sínodo da ECO, foi quem deu as boas-vindas aos parceiros eclesiásticos. “Eu estou muito grato por esses parceiros que podem ajudar a ensinar, orientar, inspirar e encorajar a ECO”, disse ele.

 

Encontro Nacional ECO

O Synod Business Meeting, ocorrido nesta quinta-feira (dia 05), foi o último evento dentro do Encontro Nacional da ECO (em inglês, ECO National Gathering), que começou na segunda-feira, dia 02, com pré-conferências, e foi encerrado ontem, dia 04. O evento reuniu mais de 1.500 pessoas, em Atlanta, EUA.

Uma Comitiva Brasileira esteve presente no Encontro Nacional da ECO. Quatro pessoas foram enviadas oficialmente pela COMEX/AG da IPIB e tiveram parte de seus custos de viagem apoiados pela ECO: Revs. Sergio Gini (presidente da IPIB), Wellington Camargo (Secretário Executivo), Caio Batista (Secretário de Evangelização) e Priscila Kume (Núcleo do Ministério Feminino). Além desses, também estiveram no evento os representantes de algumas autarquias da igreja: Rev. Rubens Renato Pereira (Autarquia Bethel – Projetos Sociais), e os presbíteros Italo Curcio (Autarquia FECP – Educação Teológica) e Dalkarlos Franco (Autarquia Vida&Caminho – Editora, Mídia e Comunicação). Estes foram financiados por suas respectivas autarquias.

Mais sete pastores brasileiros participaram do evento, entre eles, o Rev. Osnir Menezes, membro do Presbitério de Presidente Prudente e sua esposa Luma, que plantam uma igreja para brasileiros em Austin, e o Rev. José Carlos Pezini, obreiro fraterno do Presbitério de Campinas, auxiliar nas traduções simultâneas.

 

 

* O Memorando de Entendimento entre as duas denominações foi assinado no ano de 2022 na Assembleia Geral da AG/IPIB, realizada em Maringá, PR.

 

 

Foto de Lissânder Dias

Lissânder Dias

Membro da 2a IPI de Maringá, PR, e editor do Portal O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.