Fruto de uma relação sólida há anos e materializada por um Memorando de Entendimento assinado em 2022*, a IPI do Brasil foi recebida nesta quinta-feira, 05/02/2026, como uma das “parceiras eclesiásticas” da ECO (Uma Ordem de Aliança de Presbiterianos Evangélicos) durante a Assembleia Geral da denominação em Atlanta, EUA. Na ocasião, o Diretor de Engajamento Global da ECO, Brian Stewart, convidou à plenária o Rev. Sergio Gini, presidente da AG/IPIB, junto com o Rev. José Carlos Pezzini, pastor da ECO, que atuou como tradutor do Rev. Gini.
Stewart deu as boas-vindas a Gini e concedeu a palavra ao representante brasileiro. Gini agradeceu a hospitalidade e ressaltou os benefícios da parceria entre as IPI do Brasil e a ECO, com a plantação de igrejas para brasileiros no EUA e a intensificação do intercâmbio entre pastores dos Estados Unidos e do Brasil em 2026. Ele ainda destacou o compromisso comum da prática de evangelização e discipulado.

“A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil tem visto esta parceria com a ECO como uma grande oportunidade de nós atuarmos em conjunto para evangelismo, discipulado e plantação de igrejas. Já temos desenvolvido isso no Brasil e também nos EUA. Temos hoje dois pastores da IPIB em parceria com a ECO, plantando igrejas para brasileiros aqui nos Estados Unidos: Pr. Osnir, no Texas, e agora o Pr. Lucas Fornel, na Georgia. Também há outros pastores brasileiros que não são da IPIB, mas que atuam aqui com vocês. Assim como a ECO, nós estamos buscando um movimento de evangelização e discipulado no Brasil e agora com vocês nos EUA”, declarou Gini.
Brian Stewart agradeceu à IPIB por ajudar a ECO a plantar igrejas para pessoas que falam português nos Estados Unidos. “Mais uma vez, meus amigos, não poderíamos fazer isso sem as habilidades, o compromisso e o treinamento que esses plantadores de igrejas trazem para os Estados Unidos. Eu os honro por seu compromisso com as pessoas que falam português em todo o mundo e agradeço pela amizade que vocês têm por nós há tanto tempo”.
“Eu os honro por seu compromisso com as pessoas que falam português em todo o mundo e agradeço pela amizade que vocês têm por nós há tanto tempo”.
(Brian Stewart)
Stewart concluiu lembrando do Memorando de Entendimento com o IPIB e informou que “neste ano de 2026, as duas instituições estão iniciando uma relação mais prática e relacional”. De fato, a ECO está enviando para o Brasil, neste mês de fevereiro, a Reva Audrey Del Campo, que passará seis meses no país ajudando em projetos de plantação de igrejas.
Para encerrar, o Diretor de Engajamento da ECO pediu que todos os brasileiros presentes no salão se levantassem.
A parceria com a ECO já rendeu apoios financeiros importantes para projetos da IPIB do Brasil, especialmente os de plantação de igrejas, como é o caso do início da IPI em Coari, no Amazonas, e uma ajuda substancial para o templo em Iparana, que fica em Caucaia, no Ceará.
Parceiros eclesiásticos de vários países
A participação brasileira na Assembleia Geral da ECO (em inglês, Synod Business Meeting) aconteceu numa sessão destinada à apresentação das parcerias eclesiásticas de outros países e regiões. Egito, África Ocidental, África Oriental, Gana, Colômbia e Camarões tiveram seus representantes também apresentados na plenária a todos. O Rev. Dr. Dana Allin, secretário executivo do Sínodo da ECO, foi quem deu as boas-vindas aos parceiros eclesiásticos. “Eu estou muito grato por esses parceiros que podem ajudar a ensinar, orientar, inspirar e encorajar a ECO”, disse ele.
Encontro Nacional ECO
O Synod Business Meeting, ocorrido nesta quinta-feira (dia 05), foi o último evento dentro do Encontro Nacional da ECO (em inglês, ECO National Gathering), que começou na segunda-feira, dia 02, com pré-conferências, e foi encerrado ontem, dia 04. O evento reuniu mais de 1.500 pessoas, em Atlanta, EUA.
Uma Comitiva Brasileira esteve presente no Encontro Nacional da ECO. Quatro pessoas foram enviadas oficialmente pela COMEX/AG da IPIB e tiveram parte de seus custos de viagem apoiados pela ECO: Revs. Sergio Gini (presidente da IPIB), Wellington Camargo (Secretário Executivo), Caio Batista (Secretário de Evangelização) e Priscila Kume (Núcleo do Ministério Feminino). Além desses, também estiveram no evento os representantes de algumas autarquias da igreja: Rev. Rubens Renato Pereira (Autarquia Bethel – Projetos Sociais), e os presbíteros Italo Curcio (Autarquia FECP – Educação Teológica) e Dalkarlos Franco (Autarquia Vida&Caminho – Editora, Mídia e Comunicação). Estes foram financiados por suas respectivas autarquias.
Mais sete pastores brasileiros participaram do evento, entre eles, o Rev. Osnir Menezes, membro do Presbitério de Presidente Prudente e sua esposa Luma, que plantam uma igreja para brasileiros em Austin, e o Rev. José Carlos Pezini, obreiro fraterno do Presbitério de Campinas, auxiliar nas traduções simultâneas.
* O Memorando de Entendimento entre as duas denominações foi assinado no ano de 2022 na Assembleia Geral da AG/IPIB, realizada em Maringá, PR.







