Centenas de horas de preparação, milhares de pessoas orando, 108 documentos em pauta. Esses são alguns elementos que compuseram a 62ª Reunião da Assembleia Geral da IPIB, realizada em São Paulo, SP, de 30 de julho a 2 de agosto de 2025. Confira os destaques:
- Parcerias Internacionais:
Estabelecimento da parceria com a IEL (Igreja Evangélica Lisbonense e com a IERA (Igreja Evangélica Reformada de Angola).
- Prestações de Contas de 2023 e 2024:
Tendo sido analisados os demonstrativos contábeis, o parecer da auditoria externa e do Conselho Fiscal da IPIB, ambas foram aprovadas.
- Ajustes quanto à questão do “Conselho Fiscal e ou Comissão de Exame de Contas”:
Aprovada a flexibilização do termo a ser utilizado nos estatutos. Determinou-se o desenvolvimento de texto que apresente detalhamento descritivo de suas atribuições.
- Redução da Contribuição das Igrejas para a AG:
Foi aprovada continuidade de processo de redução gradual. Em 2026, a contribuição será de 6,5% e, em 2027, de 6%.
- Ministro/ministra despojados pela IPIB:
Diante da perda de seus direitos legais constitucionais mediante despojamento, os irmãos e irmãs em questão não poderão exercer atividades concernentes ao ministério pastoral ordenado pela IPIB.
- Eleição de novo Conselho Fiscal para IPIB (2025-2027):
Titulares: Rev. Nilson Shoguen Dakuzaku, Presb. Omar Augusto Leite e a Presb. Elizabeth Zola de Almeida Prado. Suplentes: Presb. Arnaldo dos Santos Filho e Rev. Rogério de Santana.
- Relatório da Diretoria da Assembleia Geral:
Aprovação do relatório e um destaque ao trabalho do Presidente Rev. Sérgio Gini “pelo testemunho de dedicação, sensibilidade pastoral e incansável disposição para atender aos convites” de igrejas e concílios.
- Consulta para esclarecimento sobre a incidência de percentual no recolhimento do pecúlio ministerial:
Foi ratificado que o percentual de 8% sobre os valores recebidos a título de côngrua devem incidir sobre abono de final de ano (oferta ao ministro equivalente ao 13º salário), período sabático (oferta que equivale à gratificação de 1/3 do recebimento mensal), e excluída incidência sobre eventuais outros auxílios não remuneratórios – como ajudas de custo para moradia, combustível, contas de água/luz ou planos de saúde – pois não compõem a base de cálculo do pecúlio.
- Texto de referencial bíblico e doutrinário do tema “Pastoral a Igreja e Sexualidade”:
Texto foi aprovado e em breve, após revisão ortográfica, será divulgado.
- Decisões tomadas ad referêndum na COMEX no interregno da AG:
Todos os atos foram aprovados e homologados.
—
AG Extraordinária
A COMEX decidiu convocar Assembleia Geral Extraordinária para os dias 06 a 08 de novembro, em Londrina, PR, para tratar de documentos pendentes de deliberação.