Projeto desenvolvido pela 1ª IPI de São José do Rio Preto oferece acolhimento e apoio aos refugiados e imigrantes.
“O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos” (Lv 19.33-34)
A Rede Refúgio nasceu em 2020, durante a pandemia do Covid-19, como uma resposta cristã a crescente população de refugiados e imigrantes em São José do Rio Preto e região com a missão de acolhê-los em busca de um recomeço. O Projeto oferece não apenas ajuda emergencial, mas promove ações de integração social, autonomia e desenvolvimento individual. Nosso alvo é ver todos integrados socioeconomicamente e vivendo com dignidade e paz.

Entre a população atendida estão venezuelanos, haitianos, bolivianos, argentinos, sírios, etc. Eles chegam com inúmeras necessidades, desde moradia, alimentação e saúde até apoio cultural, linguístico e educacional.

Para a professora de cultura árabe, o apoio dado pela Rede Refúgio foi tão significativo que ela própria decidiu se juntar à equipe, como voluntária. Ela chegou em 2012, conheceu a Rede Refúgio e, agora, frequenta uma célula da 1ª IPI de Rio Preto.








