120 anos da IPI de Bebedouro: Notas históricas que inspiram o presente

No último dia 23 de fevereiro, o curador do Museu e Arquivo Histórico da IPI do Brasil, Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, esteve na cidade de Bebedouro...

No último dia 23 de fevereiro, o curador do Museu e Arquivo Histórico da IPI do Brasil, Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, esteve na cidade de Bebedouro, interior paulista, a convite do Conselho da IPI local, para a celebração dos 120 anos de organização da referida igreja, uma das mais antigas da denominação.

O curador teve o privilégio de participar do culto solene e de pregar na ocasião, tudo isso em meio às lembranças de uma bela história evangelística. Participou também do culto, especialmente convidado para cantar louvores a Deus, o Grupo Maranata, da 2ª IPI de Tatuí, SP.  

O primeiro crente evangélico do lugar foi Luiz Gonzaga de Almeida, que viera de São João da Boa Vista, SP, para ali residir. 

Outro crente evangélico a se radicar na pequena cidade foi Job Alves Moreira, em 1903, vindo de São Sebastião da Grama, MG. 

O testemunho cristão e a pregação desses irmãos passou a fazer efeito e houve adesões, dentre elas a de Joaquim da Silveira Coelho, que tinha um sítio na região. 

Pastores presbiterianos se dirigiram a partir desses eventos para Bebedouro, a fim de dar assistência ao grupo: Revs. Laudelino de Oliveira e João F. da Cruz, que receberam por profissão de fé os primeiros membros. 

Logo depois, já sob a orientação da recém-nascida Igreja Presbiteriana Independente, em 1903, visitaram o grupo os Revs. Francisco Lotufo e Othoniel Motta.

Alguns dos componentes do primeiro grupo que foram se convertendo eram membros das famílias Silveira e Lima, àquela altura já aparentadas. A casa onde a igreja se organizou, em 12/2/1905, pertencia a Joaquim da Silveira Coelho e Maria Rosa de Lima, bisavós do curador do Museu da IPI do Brasil. 

O primeiro pastor da igreja foi o Rev. Vicente Themudo Lessa, um dos ministros fundadores da IPI do Brasil. No culto de organização, foi eleito presbítero Job Alves Moreira e eleitos diáconos Cândido Procópio de Oliveira e Calimério da Silveira Lima (avô paterno do curador).

Nas décadas seguintes, as famílias Santana e Zamunaro se tornaram pilares importantes de sustentação da igreja. 

Pastorearam também ministros muito respeitados como os Revs. Lívio Teixeira, Eduardo Pereira de Magalhães e Ruy Anacleto (este último, por mais de quatro décadas).

A história da IPI de Bebedouro prossegue vibrante e desafiadora, sob a liderança do Rev. Eliseu Fonda da Silva. 

Cidade importante na região, Bebedouro nos motiva a prosseguir na caminhada de testemunho da fé cristã e de esforços na evangelização

Foto de Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Curador do Museu e Arquivo Histórico Ver. Vicente Themudo Lessa” e pastor da IPI do Cambuci, São Paulo, SP

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.