Em memória de Cliff Kirkpatrick (1945-2025)

No último dia 18 de janeiro, Deus chamou à sua presença Clifton Kirkpatrick, servo leal de Jesus Cristo e obreiro dedicado da igreja...

 

No último dia 18 de janeiro, Deus chamou à sua presença Clifton Kirkpatrick, servo leal de Jesus Cristo e obreiro dedicado da igreja do Senhor. Cliff, como era conhecido, estava para completar os 80 anos de idade.

Provavelmente os mais novos na igreja e mesmo pessoas dentre as mais experientes talvez não saibam muito sobre o Rev. Kirkpatrick, estadunidense, texano da cidade de Harlingen. Homem de quase dois metros de altura marcado por um espírito sempre jovial. 

Cliff foi uma pessoa muito especial no cumprimento da missão da igreja do Senhor Jesus. Seu trabalho como pastor, professor e líder presbiteriano mundial deixou-nos um impressionante legado de parceria, motivação e inspiração. Foi ele um obreiro incansável na busca da unidade cristã e do testemunho do evangelho para o mundo.

Cliff Kirkpatrick era ministro ordenado da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA), que é a igreja-mãe da IPI do Brasil. Foi por muitos anos pastor de igrejas locais e também atuou como professor no Seminário Teológico Presbiteriano de Louisville, no Estado do Kentucky, sempre fazendo um notável trabalho.

Kirkpatrick foi um grande líder denominacional. Fez parte da liderança que representou a Igreja do Norte dos EUA no grande processo que unificou o presbiterianismo norte-americano em março de 1983, depois de 122 anos de separação entre as igrejas do norte e do sul daquele país.

No que se refere à IPI do Brasil, Kirkpatrick foi uma figura importantíssima na aceleração de nosso convívio com o universo protestante, reformado e presbiteriano, fato que ocorreu a partir de 1983. 

Em junho desse ano a IPI do Brasil recebeu em seu escritório central em São Paulo uma reunião memorável, que colocou lado a lado delegações oficiais da Igreja Presbiteriana do Norte e do Sul dos EUA e da IPI do Brasil. 

Kirkpatrick fez parte da delegação da igreja do Norte. Tendo conhecido o Rev. Abival Pires da Silveira – à época o presidente do nosso Supremo Concílio -, Kirkpatrick apaixonou-se pela nossa igreja, reconhecendo de imediato seu potencial missionário e aglutinador, tendo-a a partir daí como uma espécie de parceira preferencial. Foi através da intermediação da Igreja Presbiteriana (USA) que portas de diálogo nos foram abertas, facilitando para a IPI do Brasil o estabelecimento de laços de amizade e parceria de ministérios com várias igrejas ao redor do mundo. 

No ano seguinte ao da reunificação das igrejas norte-americanas, em 1984, no Supremo Concílio da IPI em Londrina, Kirkpatrick, já como chefe da Divisão de Ministérios Mundiais da PC(USA) prestou à IPI grande colaboração, ao apoiar novos parceiros para que viessem conversar conosco. 

Na companhia do Rev. Dr. Benjamin Gutierrez, da PC(USA), representantes das igrejas presbiterianas de Angola, Moçambique e Portugal participaram intensamente de nossa reunião e compartilharam com nossa igreja, pela primeira vez em nossa história, a experiência do presbiterianismo lusófono nos seus respectivos contextos geográficos

De 1996 a 2008, a Assembleia Geral da PC(USA) teve Cliff Kirkpatrick como seu secretário geral. 

Após o término de seu trabalho nesse posto, Cliff foi homenageado pela AG estadunidense com o título de “secretário geral emérito”. 

O Rev. Kirkpatrick também presidiu por seis anos a Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e foi membro do Comitê Executivo do Conselho Mundial das Igrejas. 

A IPI do Brasil faz parte dessas duas importantes instituições.

Cliff foi um autêntico estadista eclesiástico, um exemplar líder evangélico ao nível de Robert E. Speer, Erasmo Braga e John Mackay. 

Assim se pronunciou o Rev. Dr. Setri Nyomi, atual secretário geral da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas: “Em um mundo frequentemente dividido por barreiras de raça, política e fé, o Rev. Dr. Clifton Kirkpatrick posicionou-se como um farol de esperança e unidade. Seu trabalho, profundamente enraizado nos princípios de justiça e inclusividade, foi bênção para incontáveis vidas e modelou significativamente a comunidade Reformada global”.

A direção da IPI do Brasil manifestou-se oficialmente à igreja estadunidense e à família do Rev. Cliff, emprestando sua solidariedade pelo passamento desse pastor e líder da igreja de Cristo.

Viúvo desde março do ano passado da senhora Diane Worthington, o Rev. Clifton Kirkpatrick deixou uma filha (Elizabeth) e um filho (David), ambos casados e com filhos.

Sua partida deixa uma lacuna, mas as suas obras o seguem (Apocalipse 14.13). Louvado seja Deus por vida tão frutuosa!

 

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, curadoria do Museu e Arquivo Histórico “Rev. Vicente Themudo Lessa” da IPI do Brasil

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.