A 1ª IPI de Cruzeiro, SP, comemora 151 anos de fundação neste domingo, dia 14 de dezembro de 2025. Sua história é anterior à própria história da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, fundada em 31 de julho de 1903.
A 1ª IPI de Cruzeiro foi inicciada na Vila do Embahú, tendo seu nome como Egreja Presbyteriana do Embahú. Era membro desta igreja, em 1903, o Presbítero João da Mata Coelho, cofundador da IPI do Brasil, com história já conhecida da igreja nacional. Assim, a 1ª IPI de Cruzeiro aderiu ao movimento independente do início de 1900, ativamente.
Celebração
Para celebrar esta importante história, a 1ª IPI de Cruzeiro realizará um culto de ação de graças neste domingo, dia 14, com a presença de líderes de outras igrejas da região e do Presbitério Vale do Paraíba. O pregador será o Rev. Mário Sérgio de Góis, pastor titular da IPI Comunidade Vitral em São José do Rio Preto, SP.
O atual pastor sênior da 1ª IPI de Cruzeiro é o Rev. Fábio Tavares Ribeiro, que também é presidente do Presbitério Vale do Paraíba. Confira a breve entrevista com ele sobre a trajetória dessa igreja.
**
ENTREVISTA – REV. FÁBIO TAVARES RIBEIRO
A igreja recebeu uma Bíblia doada pela princesa Isabel
O ESTANDARTE – Qual a data de fundação da igreja?
REV. FÁBIO – 14 de dezembro de 1874
O ESTANDARTE – Quem começou a igreja? Tem alguma história interessante por trás do fato?
REV. FÁBIO – A Primeira IPI de Cruzeiro foi fundada na Vila do Embahú, tendo seu nome como “Egreja Presbyteriana do Embahú”. Foi a 17ª igreja presbiteriana a ser organizada no Brasil (Estandarte de dezembro de 1994 tem vasta informação histórica). O Rev. Emanoel Vanorden estava presente à ata de fundação, celebrante de profissão de fé e batismo.
Seu templo na Vila do Embaú, construído em 1886, teve como material tijolos personalizados com versículo bíblico (Gen XVIII 22). Quando houve a mudança para a nova cidade de Cruzeiro, idealizada pelos ingleses, os membros desmontaram a igreja tijolo a tijolo e usaram como base para o templo no novo condado, na década de 1940.
Era membro desta igreja, em 1903, o Presb. João da Mata Coelho, cofundador da IPI do Brasil, com história já conhecida da igreja nacional. Assim, esta igreja aderiu ao movimento independente do início de 1900 ativamente.
Essas pequenas citações são parte de um acervo cheio de histórias, como a Bíblia doada à igreja pela Princesa Isabel. Bíblia esta confeccionada em Lisboa e de compêndio protestante.

O ESTANDARTE – Atualmente, quantas pessoas frequentam a igreja?
REV. FÁBIO – Somos em 105 membros.
O ESTANDARTE – Qual tem sido a atuação da igreja na cidade?
REV. FÁBIO – A igreja é a instituição cristã mais antiga da cidade, antes mesmo da igreja romana. É a igreja fundante da Cidade de Cruzeiro. Somos igreja, apenas, com tradição e devoção cristã. Na cidade é reconhecida formalmente com muitas honras públicas atuais e anteriores, e tramita em bastidores da câmara municipal o reconhecimento como “Matriz Evangélica de Cruzeiro”.
O ESTANDARTE – Há quanto tempo você tem exercido o pastorado nesta igreja? Como tem sido?
REV. FÁBIO – São dois anos. Vivo pastorado daqueles idealizados em salas de Seminário.
O ESTANDARTE – Como é a estrutura física da igreja atualmente?
REV. FÁBIO – O templo contém estrutura formal cristã desde a década de 1940. Temos salão social e estrutura para educação cristã, além de toda infraestrutura para exercícios eclesiásticos e denominacionais.
O ESTANDARTE – Como é o bairro ou a cidade em que a igreja está localizada? Alguma informação sobre o contexto local que seja relevante para a missão da igreja?
REV. FÁBIO – Somo uma igreja Central. Muitas igrejas são filhas da Primeira IPI de Cruzeiro na IPI do Brasil, às quais cito as da região do Presbitério Vale do Paraíba, algumas no Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. Assim somos ainda hoje, com objetivos apostólicos.
O ESTANDARTE – Como será a programação de aniversário? Quantas pessoas são esperadas?
REV. FÁBIO – São esperadas 120 pessoas. Ano passado no Sesquicentenário houve maior ênfase e mais programações. Este ano celebraremos com as igrejas do Presbitério, a qual somos a Sede, com esperança de visitas ilustres.
O ESTANDARTE – Quais os planos futuros?
REV. FÁBIO – Manter-se igreja de tradição cristã presbiteriana.









Uma resposta
Glória a Deus pela a nossa amada igreja. Sempre centrada na fé em Cristo , na bíblia e nos ensinamentos cristão. Deus é bom o tempo todo. Amém ?