A IPI Central de Brasília (mais conhecida como IPICB ou Central) está em festa. Seus 63 anos completados no dia 25 de janeiro deste ano revelam mais do que uma data comemorativa. É um testemunho coletivo e vivo da bondade de Deus.
O culto de gratidão foi recheado de histórias bonitas sobre a fidelidade de Deus ao longo de longas jornadas. É o caso de um dos homenageados da noite: o Maestro Emilio Cesar de Carvalho que, em 21 de julho de 1964, com apenas 16 anos, regeu o recital de inauguração do Coral da UMPI Central de Brasília que, posteriormente, se tornaria o Coral da IPICB.
De 1963 a 2026: dois sermões, uma verdade
Se o primeiro sermão da IPICB, pregado em 1963 pelo Rev. José Inocêncio de Lima, trouxe a palavra em 1 Coríntios 3.1-9 sobre quem faz a igreja crescer, a pregação feita pelo Rev. Edson Casado no culto de 63 anos em 2026 destacou a alegria de quem experimentou a bondade infinita de Deus (Salmos 126 e Efésios 3.20).
Dois sermões separados por 63 anos da história, mas que revelam a mesma verdade: a Igreja de Cristo é o reflexo do caráter de Deus. A bondade infinita de Deus nos torna uma igreja que coopera, que cresce, que se alegra e que reconhece a presença do Senhor em cada passo de sua história!
—
Uma igreja e a bondade de Deus
Por Caroline Klein, correspondente de O Estandarte

O culto de gratidão a Deus pelos 63 anos de constituição da IPICB aconteceu no domingo 25/01/2026. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes. O Rev. Edson Casado fez uma homilia com o tema baseado no Salmo 126 (as grandes coisas que o Senhor tem feito por nós e, por isso, estamos alegres) e Efésios 3.20 (Ele faz infinitamente mais do que pedimos e pensamos). O Rev. Fábio Santana realizou entrevistas ao longo do período do culto em que também foram transmitidos vídeos e testemunhos de irmãos membros da igreja. O Coral da IPICB entoou louvores a Deus, com homenagens aos membros precursores da igreja. Esteve presente na ocasião a presidenta do Presbitério Distrito Federal, Reva. Luciana Alves do Carmo.
O início
No dia 20 de janeiro de 1963, o então Presbitério de Goiás da IPI do Brasil se reuniu para organizar a Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília, hoje conhecida como IPICB ou Central. IPICB nos remete às siglas que fazem parte da cultura do Distrito Federal, nos endereços, nos nomes das autarquias, ministérios, tribunais.
Naquela ocasião, foi realizada a primeira assembleia, sob a presidência do saudoso Rev. Silas Silveira, secretariado pelo Rev. Cândido Borges e pelo Presb. Francisco Ferreira de Sousa, tendo sido eleitos os Presbíteros Carlos Pereira Brasil, Esaú Afonso de Carvalho, Manoel Florentino dos Santos e Paulo Alves de Azevedo, as Diaconisas Marilisa Damasceno de Carvalho, Teresinha Sousa da Silveira e o Diácono Ataíde Brizola da Silva. Foram ordenados e investidos no culto que se seguiu, cujo pregador foi o Rev. José Inocêncio de Lima, baseando o sermão no texto de 1 Coríntios 3.1-9.

Nesses 63 anos de organização, a IPICB recebeu e se despediu de muitos irmãos e irmãs, que contribuíram na construção de uma comunidade que preza pelo conhecimento da Palavra de Deus, pela pregação do Evangelho e pela vida em amor. Pela Coroa Real do Salvador!
O Maestro Emilio Cesar de Carvalho foi um dos homenageados da noite. Em 21 de junho de 1964, foi realizado o recital de inauguração do Coral da UMPI Central de Brasília, convertido posteriormente para Coral da IPICB, sob a regência de Emilio Cesar de Carvalho que, à época, tinha apenas 16 anos de idade.
—
A IPICB hoje
Atualmente, a IPICB possui 180 membros e desenvolve 12 ministérios, entre eles, o ArteTerapia (que acolhe mulheres), o Dorcas (que confecciona roupas para bebês em situação de vulnerabilidade), o Coral IPICB e a Trupe Central da Graça (com palhaços). Os pastores são: Edson Casado, Fábio Santana e Wesley, que lidera a Congregação Morada Nobre.
Endereço e horários de culto
A IPI Central de Brasília está localizada em Brasília (DF), na SGAS 616 – L2 Sul, com culto para os jovens aos sábados à noite, cultos dominicais no período da manhã e da noite.
Lista de ministérios da igreja:
- MASD (Ministério de Ação Social e Diaconia)
- Ministério ArteTerapia (acolhimento de mulheres)
- Ministério de Apoio (suporte às atividades da igreja)
- Ministério de Casais
- Ministério Coral IPICB
- Ministério Dorcas (confecção de roupas para bebês em situação de vulnerabilidade)
- Ministério Infantil
- Ministério de Mulheres
- UpHill (Ministério de Jovens e Adolescentes)
- Ministério de Pequenos Grupos
- Ministério de Teatro IPICB
- Ministério Trupe Central da Graça (Palhaços)








