A revitalização da igreja não é apenas um processo estrutural ou organizacional. Muitos têm a ideia de que revitalizar uma igreja é reformar o templo ou aumentar arrecadação, porém a revitalização da igreja é um movimento profundo de retorno às bases bíblicas do papel de cada membro.
Numa igreja reformada, essa compreensão é pertinente visto que a Reforma Protestante afirmou o princípio do sacerdócio universal dos crentes.
O sacerdócio universal dos crentes
Lutero destacou que todos os crentes são sacerdotes. Servir ao Reino de Deus é um privilégio de cada membro.
Muitas igrejas caem no erro de centralizar a missão e o ministério em torno de poucos líderes, enfraquecendo o papel ativo da congregação.
O sacerdócio universal dos crentes é um princípio que promove a unidade e a inclusão de todos no cumprimento da vocação. Cada crente é capacitado pelo Espírito Santo para desempenhar uma função específica, e o fortalecimento dessa compreensão é crucial para a revitalização da igreja.
Paulo usa a imagem do corpo para descrever a igreja, afirmando que “Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade” (1Co 12.18). Quando todos compreendem que possuem um papel vital na vida da igreja, a unidade no Corpo de Cristo se fortalece. A revitalização ocorre quando os crentes se dispõem a usar seus dons para a edificação mútua e o testemunho ao mundo.
Revitalização e Missão
A revitalização da vocação e da missão da igreja passa necessariamente pelo discipulado intencional. Crentes precisam ser equipados e encorajados a identificar seus dons, desenvolver habilidades e aplicá-las.
Paulo afirma que o papel dos líderes é “aprimorar os santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).
Quando cada membro da igreja compreende seu papel e serve com alegria, o testemunho da igreja ao mundo é impactado.
Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.35).
Uma igreja revitalizada é aquela onde o amor é visível, os dons são exercidos e o evangelho é proclamado não apenas em palavras, mas em ações.
Quando o sacerdócio universal é vivido na prática, a igreja torna-se uma comunidade vibrante, edificante e missionária.
Diante do chamado à revitalização, cada membro do corpo de Cristo é desafiado a reavaliar seu papel na igreja.
Você foi chamado para fazer parte desse movimento de renovação!
Pergunte a si mesmo: Como posso contribuir para a edificação do Corpo de Cristo? Coloque-se à disposição do Espírito Santo para servir!







