Queda de confiança dos brasileiros atinge até a família

Índice de confiança social (ICS) caiu em 2025, refletindo um cenário de desconfiança generalizada que atinge tanto instituições quanto relações pessoais

Segundo pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, o Índice de Confiança Social (ICS) caiu em 2025, refletindo um cenário de desconfiança generalizada que atinge tanto instituições quanto relações pessoais. O levantamento, feito entre os dias 3 e 8 de julho de 2025, com 2.000 pessoas em mais de 130 municípios, revela que nenhuma das 20 instituições avaliadas escapou da queda. O Índice Geral de Confiança caiu de 60 para 56 pontos em um ano. Já a confiança interpessoal – que abrange família, amigos, vizinhos e cidadãos – recuou, em média, três pontos.

Até mesmo os vínculos mais próximos foram afetados. A confiança na própria família caiu de 82 para 79 pontos; em amigos, de 65 para 61; em vizinhos, de 57 para 55; e nos brasileiros, em geral, de 54 para 51.

No campo institucional, os bombeiros permanecem na liderando do ranking, com 85 pontos de confiança. Em seguida aparecem as igrejas (67 pontos) e as escolas públicas (66 pontos). As instituições políticas continuam entre as menos confiáveis: partidos políticos registraram apenas 32 pontos; o Congresso Nacional, 37 pontos; o Judiciário, 49 pontos; e o governo federal, 46 pontos.

De acordo com Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, os baixos índices de confiança nas instituições políticas apontam para a necessidade de mudanças. “Transparência, responsabilidade e eficiência precisam ser prioridades absolutas para reconquistar a confiança da população”, afirmou.

O Índice de Confiança Social é calculado anualmente e tem como base entrevistas presenciais e online. Criado em 2009, já registrou oscilações significativas em momentos de crise política e social no país, como em 2013, durante os protestos nacionais. Em 2025, a queda volta a chamar a atenção não apenas pela dimensão dos números, mas também pelo alcance, que se estende da política até o núcleo familiar.

Quando a confiança entre irmãos falha, seja entre família, vizinhança ou sociedade, a igreja é chamada a proclamar a reconciliação, o perdão, a verdade e a transparência. A reconstrução do tecido social começa no dia a dia – no perdão, na palavra cumprida, na mão estendida. Se o mundo está em caos, o Reino de Deus aponta para a vida em Cristo, onde a confiança pode ser restaurada e a esperança renovada.

Foto de Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Pastor da 1ª IPI de Curitiba, PR, e assessor de Relações Internacionais da IPI do Brasil

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.