REVITALIZAR É RETOMAR NOSSO CHAMADO PROFÉTICO DA EVANGELIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO PELO POVO BRASILEIRO, NO PODER DO ESPÍRITO SANTO
A história da IPI do Brasil, organizada em 1903, tem sua origem na busca genuína de homens e mulheres por viver uma fé bíblica e missionária, mas sem deixar de ser brasileira. Desde o início, nossa igreja contou com líderes comprometidos com a centralidade de Cristo, a fidelidade às Escrituras e a autonomia da igreja local – elementos que não são apenas parte do passado, mas fundamentos para revitalização futura.
Hoje, a Secretaria de Revitalização de Igrejas (SRI) da IPI do Brasil tem como propósito inspirar a vitalidade de nossas igrejas locais. Isso significa crescer em número, em vida, em relevância e em profundidade. A revitalização acontece quando renovamos o compromisso, redescobrimos a missão e realinhamos a visão. Tudo isso com metas claras, mensuráveis e movidas por oração e obediência.
Assim, nossa identidade não deve ser reduzida a estruturas físicas, eventos marcantes ou ministérios do passado. Nossa identidade está em Cristo Jesus e, como igreja, somos convidados a revisitar nossa vocação centenária com o coração sensível à voz do Espírito – como quem retorna ao primeiro amor (Ap 2.4). Somos chamados a ministrar cultos que, de fato, glorificam a Deus e a promover a vivência de dons espirituais colocados a serviço do Corpo de Cristo.
Revitalizar é retomar nosso chamado profético da evangelização do povo brasileiro pelo povo brasileiro, no poder do Espírito Santo. Essa missão não ficou no passado, mas é relembrada hoje por meio de diversas igrejas ao redor do Brasil que respondem positivamente ao chamado do Mestre. Não se trata de fazer tudo, mas de fazer o que importa, segundo o propósito divino.
Somos chamados agora a dar a nossa contribuição nesta belíssima caminhada de fé que perpassa décadas por meio de uma linguagem que comunique o Evangelho ao povo brasileiro e expresse o nosso amor ao Senhor. Nossos fundadores tinham objetivos claros. Eles discerniram o mover de Deus e responderam com coragem. Assim, somos chamados a seguir seu exemplo: estabelecendo objetivos e estratégias claras, pois essa simplicidade – aliada à profundidade bíblica – é uma das marcas da tradição da IPI do Brasil.
A revitalização não acontece quando nos apegamos ao que é – ou já foi – visível. A igreja frutifica quando redescobrimos quem somos em Cristo Jesus e vivemos esta identidade com coragem. A IPI do Brasil tem uma herança bendita, firmada na Palavra e relevante para o Brasil de hoje. É por este caminho que firmamos a revitalização – não por nostalgia, mas pela missão.
A revitalização de igrejas é o Evangelho em movimento. Como herdeiros de uma história abençoada e abençoadora, somos convidados a viver no Senhor a partir de nosso chamado.
Que a chama que ardeu os corações dos pais fundadores também arda em nós! Que a identidade Presbiteriana Independente não seja apenas recordada, mas vivida em cada culto, em cada casa, em cada gesto de amor em missão.
Pela coroa real do Salvador.







