“Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis” Mt 21,22
A IPI do Brasil é conhecida entre as lideranças das diferentes denominações como uma igreja fria
Como disse um jovem pastor presbiteriano independente: “Quando cheguei à cidade para pastorear a nossa congregação, os pastores locais me saudaram como sorveteriano”.
Mesmo que visto apenas como uma brincadeira, o fato de sermos uma igreja organizada e que valoriza o conhecimento da Palavra gera em nós uma postura mais racional, menos emotiva, ao contrário das igrejas “quentes” como as pentecostais.
O importante, todavia, não é a “temperatura” da igreja, mas sua vitalidade espiritual
Nossa denominação tem uma doutrina sobre o Espírito Santo que ressalta a continuidade dos dons espirituais, o fruto do Espírito Santo, as disciplinas espirituais, mas são poucas as igrejas que trabalham de forma sistemática esses temas.
A falta de uma cultura de oração – disciplina essencial para uma vitalidade saudável – chega, em muitos casos, a caracterizar uma condição de letargia espiritual.
Para transformar essa situação a IPI do Brasil percebeu ser necessário definir um plano de ação envolvendo toda a igreja
Sentimos que precisávamos de algo que promovesse a revitalização das nossas igrejas, aumentasse a comunhão entre os seus membros, ampliasse o número de membros, ocorresse mais milagres e maior intimidade com Deus.
Em decorrência disso a Assembleia Geral aprovou um projeto em 1º de agosto de 2019 que recebeu o nome de Movimento Nacional de Oração (MNO).
O MNO é um projeto de transformação cultural que visa movimentar os membros em direção à prática de uma espiritualidade saudável, fundamentada na oração e nas disciplinas espirituais
Para tanto, esse plano inclui um conjunto de atividades a serem executadas pelos membros das igrejas, por uma equipe em nível de presbitério e por um grupo de coordenação, todos buscando orientação na pessoa do Espírito Santo.
Entre essas atividades temos: a realização de vigílias nacionais, a promoção de encontros com os intercessores, a gravação de programas educativos relacionados a prática das disciplinas espirituais, a construção de Torres de Oração, a efetivação de programas de evangelização sustentados pelas orações, entre outras medidas.
O que é enfim o MNO?
É um projeto de transformação cultural inspirado em Jesus Cristo e direcionado pela Pessoa do Espírito Santo.
É um plano em execução apoiado por uma estrutura que permite compartilhar as orações das igrejas.
É um convite para a reunião da família da fé que ora.
É a base para o processo de evangelização.
É a pedra angular da revitalização da nossa denominação.
É, enfim, o caminho para nos tornarmos uma comunidade de discípulos que ora e age sem cessar, na missão, pela vida, uma igreja dos milagres.
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef 3.20,21)







