O mundo e o Reino

Da Crise à Reinvenção: O futuro dos espaços de culto nos Estados Unidos

Há alguns anos, o pastor da Igreja Metodista Trinity, na cidade de Roanoke, Virgínia, procurou o tesoureiro da igreja para discutir um assunto delicado: Deveriam fechar o templo, uma presença constante na cidade desde os anos 1900, e reconstruir a propriedade?

A situação financeira da igreja, assim como a de milhares de locais de culto nos EUA, havia se deteriorado nas últimas décadas. A congregação mal conseguia arcar com os custos de manutenção de rotina e seguro, muito menos com o conserto do telhado, que estava com vazamentos.

Na década de 1950, os cultos na Trinity contavam com milhares de pessoas. Após o êxodo de moradores para os subúrbios, o templo tinha mais assentos vazios do que pessoas.

O declínio do estilo de vida religioso nos EUA é apenas parte do motivo pelo qual muitas igrejas têm enfrentado dificuldades. Outro motivo é o aumento dos custos com instalações e seguros.

Em todo o país, igrejas enfrentam dificuldades para pagar as contas de templos e propriedades adjacentes como escolas e estacionamentos. 

Segundo Rick Reinhard, especialista em imóveis para igrejas, cerca de 100 mil templos, 25% do total de igrejas nos EUA, podem correr o risco de fechamento nos próximos anos, com muitos outros precisando reduzir seu tamanho reaproveitando o imóvel.

Neste novo contexto socioeconômico, igrejas têm sido desafiadas a pensar maneiras criativas de transformar seus espaços subutilizados e ociosos. 

A Igreja New Philadelphia, por exemplo, fez uma parceria com uma construtora para converter uma antiga creche em moradias acessíveis, na esperança de obter novas receitas para ajudar na manutenção do templo e no serviço à comunidade. “O que uma igreja deve fazer com esse dinheiro? Se o que eles decidem fazer é comprar um jato para o pastor, é coisa ruim. Se o que eles decidem fazer é alimentar os famintos e abrigar os sem-teto, é coisa boa”, afirma Rick Reinhard.

A Igreja Metodista Trinity realizou seu último culto no templo antigo no final de 2023. Agora, eles se reúnem num espaço novo, mais econômico e dinâmico, que atende as necessidades da igreja na atualidade. Os membros da Trinity não queriam ver o templo fechar, mas perseveraram na missão divina de modo criativo. Diferente de outras igrejas históricas da região, eles não fecharam, apenas se reinventaram.

Fonte: https://thehustle.co/

 

Catecumenato em alta: Igreja Católica Francesa vê aumento de 45% em conversões

De acordo com a Conferência Episcopal Francesa, a Igreja Católica da França recebeu mais de 10.000 catecúmenos adultos na Páscoa deste ano, marcando um aumento de 45% em relação aos números de 2024. Estes são os números mais altos já registrados desde o início da pesquisa, há mais de 20 anos. 

Ainda mais impressionante é a mudança demográfica — os jovens adultos agora constituem o maior segmento de convertidos. A faixa etária de 18 a 25 anos, composta por estudantes e jovens profissionais, representa 42% dos catecúmenos adultos, superando a faixa etária de 26 a 40 anos que historicamente dominava as estatísticas. 

Além disso, os batismos de adolescentes aumentaram. Dioceses em toda a França relatam um aumento de 33% no número de catecúmenos adolescentes em comparação com o ano passado.

Esse “renascimento” ocorre em um momento em que novos números mostram que o declínio de 20 anos na identificação cristã parece estar se estabilizando nos Estados Unidos. Dados do Pew Research Center mostram que 62% dos adultos americanos se identificam como cristãos, um número que se mantém relativamente estável desde 2019.

Destaca-se que embora a maioria dos catecúmenos franceses venha de famílias cristãs, um número crescente se declara sem tradição religiosa ou proveniente de origens não cristãs. Um estudo de 2021 revelou que aproximadamente 17% dos catecúmenos na França tiveram experiências religiosas anteriores fora do cristianismo, incluindo budismo, esoterismo e animismo.

Fonte: https://www.ncregister.com

Participe da construção de nossa coluna!

A equipe de O Mundo e O Reino convida você, leitor e leitora, a colaborar conosco.

Tem alguma sugestão de pauta ou leu um artigo interessante que se relaciona aos temas que abordamos aqui?

Envie suas ideias e links para nossa redação! Sua contribuição é muito bem-vinda e pode inspirar reflexões e conversas que edificam.

Envie para: pcmpereirajr@gmail.com

 

Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Pastor da 1ª IPI de Curitiba, PR, e assessor de Relações Internacionais da IPI do Brasil

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.