O líder que provoca mudanças

Por outro lado, liderar é mais do que teoria. Tem a ver com assumir um papel corajoso e extremamente prático diante dos problemas do mundo.

Seja nos trends topics ou nas listas dos livros mais vendidos, falar sobre liderança está na moda. Isso é bom. 

Sem líderes, nenhum grande desafio será vencido. 

Por outro lado, liderar é mais do que teoria. Tem a ver com assumir um papel corajoso e extremamente prático diante dos problemas do mundo.

Ocupar uma posição de liderança e não provocar mudanças é como insistir para ir à sorveteria e não tomar sorvete. Por isso, busco a todo tempo provocar mudanças na cultura das empresas que lidero. Mudanças que, assim como metas e resultados, causam impacto nas pessoas. Afinal, ser líder é ser gente tocando a vida de gente. Como disse o psiquiatra suíço Carl G. Jung (1875-1961): “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Nosso maior exemplo disso é o nosso Senhor Jesus Cristo. Nascido em uma família simples, vindo da periferia do mundo, tendo poucos discípulos e quase nenhum recurso financeiro para tal, ele não somente quebrou paradigmas da época e surpreendeu expectativas, como estabeleceu o reino de Deus e provocou mudanças profundas e eternas.

 

Desafiando pessoas

Acredito que a posição de liderança implica buscas constantes por melhorias. 

Para isso, você precisa assumir a responsabilidade de ser um líder de verdade – uma referência de desempenho, dedicação e comportamento. O caminho nem sempre será fácil (e não deve ser mesmo). 

Pessoas que não se sentem desafiadas não se movem. E pessoas que não desafiam não provocam mudanças. Uma equipe com um líder inativo, provavelmente, terá um desempenho inferior ao de uma equipe sem um líder. 

Eu sinto que minha responsabilidade vai além de liderar uma das maiores companhias de educação. Quero mais. 

Desejo encorajar as pessoas a assumirem desafios e conduzirem – elas próprias – transformações educacionais inspiradoras e inovadoras que alcancem almas, mentes e corações.

Se queremos uma vida melhor – para cada pessoa e para todos – precisamos ver além do óbvio, engajar o máximo possível de pessoas e trabalhar duro para que nossa visão se torne realidade. 

Para isso, necessitamos de todos os líderes, de todas as pessoas dispostas a fazerem diferença no mundo.

 

Conselhos finais

1) Assuma seu papel de liderança – não importa o tamanho do seu desafio ou a estrutura disponível. 

2) Acredite que o que Deus colocou em suas mãos são sementes de frutos eternos. 

3) Entregue o seu coração inteiramente ao Pai e permita que Ele molde suas intenções e estratégias.

4) Ame cada liderado como se estivesse amando ao próprio Senhor.

5) Celebre as sementes e os frutos em cada estação. A alegria do Senhor é a nossa força!

 

Nota:

Artigo baseado no novo livro de William Matos chamado “Para Transformar Sua Liderança” (no prelo).

 

William Victor Kendrick de Matos Silva, membro da 1ª IPI de Maringá, PR, e CEO da Vitru Educação, com mais de 10 mil colaboradores a serviço de 1 milhão de alunos em duas universidades: UniCesumar e UNIASSELVI.

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.