“O Grande Desconhecido”

No dia 8 de junho, segundo o Calendário Litúrgico Cristão, comemoramos o Dia de Pentecostes. O livro de Atos dos Apóstolos registra que, “ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos os seguidores de Jesus reunidos num memos lugar... E todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2.1, 4).

No dia 8 de junho, segundo o Calendário Litúrgico Cristão, comemoramos o Dia de Pentecostes. O livro de Atos dos Apóstolos registra que, “ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos os seguidores de Jesus reunidos num memos lugar… E todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2.1, 4).

O teólogo espanhol Antonio Royo Marin escreveu um livro a respeito do Espírito Santo, já publicado em português sob o título: “O grande desconhecido – o Espírito Santo e seus dons”. 

Esse título, de fato, está correto. Na história da igreja, nunca se falou tanto a respeito do Espírito Santo como nos dias de hoje, mas, ao mesmo tempo, o Espírito Santo continua a ser o grande desconhecido.

E, por ser desconhecido, o Espírito Santo tornou-se um pomo de discórdia entre as igrejas protestantes históricas e as pentecostais. Por um lado, as igrejas pentecostais falam muito sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo, mas de forma superficial. Por outro lado, as igrejas protestantes históricas sentem um certo receio de se dedicarem ao estudo da doutrina sobre a terceira pessoa da Trindade. 

Diante dessa realidade, como filhos espirituais de João Calvino, vale a pena estudarmos o que o reformador de Genebra escreveu a respeito do Espírito Santo. Na verdade, Calvino foi reconhecido como “o teólogo do Espírito Santo”. 

Por isso, as palavras de Abraham Kuyper sobre o Espírito Santo devem ser levadas em consideração, quando disse: “Ainda que honremos o Pai e acreditemos no Filho, vivemos muito pouco no Espírito Santo! Parece-nos algumas vezes que somente para nossa santificação o Espírito Santo é acrescentado acidentalmente à grande obra redentiva. É por esse motivo que as nossas mentes se ocupam tão pouco com o Espírito Santo, que ele é honrado tão pouco no ministério da Palavra que o povo de Deus, quando se curva suplicante diante do trono da graça, faz dele tão pouco o objeto de sua adoração”.

Aproveitemos a celebração do Dia de Pentecostes para tornar o Espírito Santo o grande conhecido entre nós!

Foto de Gerson Correia de Lacerda

Gerson Correia de Lacerda

Editor de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Gratuito

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.