Notícias da FATIPI

Nosso segundo semestre letivo começa no dia 04 de agosto (segunda-feira), às 19h, na Capela Rev. Leontino Farias do Santos, na FATIPI. A aula inaugural terá como tema “Teologia e Ética”, com o Rev. Jean Selleti...

AULA INAGURAL: TEOLOGIA E ÉTICA

Nosso segundo semestre letivo começa no dia 04 de agosto (segunda-feira), às 19h, na Capela Rev. Leontino Farias do Santos, na FATIPI. A aula inaugural terá como tema “Teologia e Ética”, com o Rev. Jean Selleti, Ministro da Educação da IPI do Brasil.

 

TEOLOGIA E HISTÓRIA: DO SÉCULO XIX À ATUALIDADE

Vem aí o 3º Congresso Internacional de Teologia da FATIPI com o Tema: “Teologia e História: Encontros e Desencontros – do século XIX à atualidade”, que acontecerá de 20 a 23 de outubro. Nosso preletor principal será o Rev. Dr. Mark Patterson, Presidente do Flourish Institute of Theology: School of Ministry da ECO: A Covenant Order of Evangelical Presbyterians (EUA). 

O Rev. Dr. Mark Patterson frequentou a Whitworth University, onde estudou Teologia. Após servir dois anos no ministério jovem, ele e sua esposa Linda se mudaram para o Seminário Teológico de Princeton. Após a formatura, ele serviu como pastor associado na Igreja Presbiteriana Wabash, na região de Seattle, por oito anos, quando suas duas filhas nasceram. Em 1995, a família mudou-se para a Grã-Bretanha, onde Mark iniciou seu doutorado em Teologia no King’s College, em Londres. Em 1999, a família mudou-se para Ventura, Califórnia, onde Mark serviu como pastor principal na Igreja Presbiteriana Comunitária por 22 anos

– Inscrições e mais informações sobre o evento: www.fatipi.edu.br

 

FATIPI TEM NOVO CAPELÃO ACADÊMICO E NOVO OUVIDOR

A Capelania Acadêmica da FATIPI tem um novo capelão. É Prof. Rev. Cleber Diniz Torres, pastor da IPI de São Miguel Arcanjo e doutor em teologia pela PUC/RJ. Já o Prof. Rev. Marcos Camilo de Santana assumiu a ouvidoria da faculdade. Ele é pastor da 1ª IPI de Carapicuiba e doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela USP. Ambos fazem parte do corpo docente da FATIPI.

 

FIM DE CICLO

No dia 17 de junho, encerrou-se o ciclo de trabalho do Prof. Rev. Adilson de Souza Filho na FATIPI. Ele atuou como professor da faculdade por 12 anos, lecionando as disciplinas “Teologia Sistemática”, “Hermenêutica”, “Culto e Liturgia” e “Educação Cristã”. Foi também coordenador do curso presencial. 

Agradecemos ao Prof. Adilson pelo tempo de serviço e ministério junto à FATIPI e rogamos as bençãos de Deus sobre sua vida, família e ministério.

 

BÍBLIA COMEMORATIVA

Por ocasião das comemorações dos 120 anos da educação teológica da IPIB, a FECP/FATIPI lançou uma linda Bíblia comemorativa. A tradução escolhida foi a Nova Almeida Atualizada (NAA). A Bíblia vem com uma capa luxuosa e um encarte de 40 páginas, narrando com fotos e textos essa história linda do fazer teológico na formação dos pastores e pastoras para a IPI do Brasil e outras denominações. 

Você pode adquirir seu exemplar (R$ 60,00) na secretaria da FATIPI pelo e-mail: secretaria@fatipi.edu.br ou pelo fone: (11) 3111-7300.

 

TEOLOGIA PASTORAL EM PERSPECTIVA

Lançamos no dia 22/04 o livro “Teologia Pastoral em Perspectiva”, escrito pelos docentes da FATIPI em parceria com a Editora Pluralidades e Vida & Caminho. Os capítulos tratam de temas como Diaconia, Cuidado, Comunhão, Eclesiologia, Ética e Educação – sempre em diálogo com a pastoral da igreja, do pastor e da pastora. 

Adquira o seu exemplar (R$ 60,00) na secretaria da FATIPI: secretaria@fatipi.edu.br ou pelo fone: (11) 3111-7300. Outra forma de aquirir o livro é pelos sites da editoras Pluralidades e Vida & Caminho.

 

COMO A TEOLOGIA COMPREENDE O SOFRIMENTO PSÍQUICO?

“A FATIPI e a Saúde Mental”. Esse foi o tema do novo episódio da FATIPICAST. O Prof. Marcos Nunes conversou com o Prof. Rev. Esny Cerene, pastor da IPIB há 33 anos, Doutor em Psicologia pela USP e coordenador da Pós, Extensão e Pesquisa da FATIPI. 

Num bate-papo descontraído, surgiram vários temas, entre eles: Como a Teologia compreende o sofrimento psíquico? Qual o papel da fé na superação ou no enfrentamento de crises emocionais e psicológicas? Como a pastoral pode acolher pessoas em sofrimento emocional, sem cair em discursos simplistas ou culpabilizadores? A Teologia pode dialogar com a psicologia, sem perder sua identidade? Como a teologia pode contribuir para quebrar preconceitos contra pessoas com transtornos mentais?

 

 

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.