Na tarde do dia 29 de novembro de 2025, a IPI da Lapa, em São Paulo, recebeu cerca de 80 mulheres de diversas comunidades para o encontro “Mulheres Conectadas”. Realizado das 13h às 17h, o evento foi marcado por momentos de louvor, escuta e reflexão, com destaque para a palestra da psicóloga Anne Sabbag, que veio de Poços de Caldas, MG.
Temas sensíveis
A programação começou com cânticos de adoração, que prepararam o ambiente para uma tarde de partilhas significativas. Em seguida, três minientrevistas trouxeram à tona temas relevantes e sensíveis: adoção de filhos, a participação feminina na transformação da sociedade e discriminação da mulher. Os breves e potentes relatos abriram espaço para empatia e identificação entre as participantes.
Mulher: ponte de cuidado e libertação
O ponto alto do encontro foi a fala de Anne Sabbag. Com base em Isaías 61, ela destacou o papel da mulher cristã como ponte de cuidado e libertação. “Hoje, o seu papel de conexão é proclamar o ano aceitável do Senhor. É levar libertação à sua irmã que está presa”, afirmou. A palestra foi recebida com atenção e emoção, criando um clima de escuta profunda e oração.
“Hoje, a mulher cristã tem o papel de conexão para proclamar o ano aceitável do Senhor. É levar libertação à sua irmã que está presa”
Durante a tarde, algumas participantes também compartilharam espontaneamente suas experiências de fé. Uma jovem relembrou como foi impactada ao participar de um congresso de adolescentes em Mogi das Cruzes: “Ali eu conheci muitas pessoas. Minha oração hoje é que, quando eu chegar em um ambiente, as pessoas vejam Cristo em mim”.
Ao final, a Rev. Ildemara Bonfim, organizadora do evento, agradeceu nominalmente aos que colaboraram com a realização do encontro. Ela também expressou o desejo de ampliar o alcance da iniciativa: “Começamos com 80 mulheres, e hoje estamos aqui. Mas em junho de 2026 queremos quadruplicar esse número”.
O encontro foi encerrado com oração e bênção, seguido por um coffee break que selou a tarde com comunhão e alegria. A iniciativa foi promovida com o apoio da CESE (Coordenação Ecumênica de Serviços), do IPCOM (Instituto de Pesquisa, Comunicação e Cidadania) e das igrejas locais IPI da Lapa e IPI Jardim Pirituba.
“Mulheres Conectadas” foi mais do que um evento: foi um espaço de escuta, fortalecimento e fé compartilhada. Um convite para que as conexões ali iniciadas continuem florescendo — dentro e fora das igrejas.








