O pastor e escritor Marcos Kopeska lançou no dia 21 de setembro, na IPI de Chapadão do Sul, MS, na qual é pastor, o seu mais novo livro “Abrindo o Jogo sobre Relacionamentos Tóxicos”, publicado pela Editora Vida&Caminho.
A obra chega em um momento urgente, diante do aumento dos casos de violência doméstica e feminicídio — considerados o ponto extremo de relações adoecidas. O autor busca despertar reflexão e oferecer caminhos de enfrentamento e prevenção.
O livro apresenta situações comuns, e muitas vezes silenciadas, em relacionamentos que drenam forças, manipulação, tortura psicológica até a violência doméstica onde deveria haver amor e cuidado. O pastor também alerta para os riscos dos chamados “namoros remendados”, que acabam se agravando no casamento em vez de se resolverem.
Para ele, a questão é complexa e envolve fatores como formação familiar, escolaridade, ausência de fé, alcoolismo e dependência química. Ainda assim, acredita que informação e conscientização podem gerar esperança e transformação.
“Estamos sempre à procura da felicidade, mas não podemos nos perder no caminho”, destaca o pastor.
O evento de lançamento foi aberto à comunidade e aconteceu durante o culto ecumênico da IPI de Chapadão do Sul, no centro da cidade.
Sobre o livro
- Título: Abrindo o jogo sobre relacionamentos tóxicos
- Preço: R$ 55,90
- Conteúdo: Guia cristão para identificar, compreender e superar vínculos abusivos. Apresenta sinais de manipulação, dependência emocional e abuso psicológico, com caminhos práticos e orientações cristãs para restaurar relacionamentos saudáveis e fortalecer a fé.
O livro pode ser adquirido no site da Editora Vida & Caminho.