A IPI de São Bartolomeu, localizada na cidade de Cabo Verde, sul de Minas, no domingo, dia 11 de janeiro, deu ao Museu e Arquivo Histórico da IPIB um grande presente: seu livro de atas histórico, aberto em 1904, que registrou os atos do conselho desde essa data até o ano de 1940.
O livro tem na abertura a assinatura do Rev. Caetano Nogueira Júnior, um dos fundadores da IPI do Brasil, e se encontra em bom estado de conservação. No entanto, o Conselho de São Bartolomeu entendeu que tal preciosidade histórica ficaria sob melhores cuidados se guardada em nosso Museu e Arquivo. Por outro lado, informações fundamentais sobre o início da história de nossa denominação se encontram nesses livros de atas das comunidades mais antigas. Assim, o livro de atas doado é uma fonte importante de pesquisa para os estudiosos da história da igreja, ajudando-nos também a fortalecer a memória e a identidade denominacional.
Doação

A doação do livro foi realizada solenemente durante o culto dominical de louvor a Deus, sendo dirigida pelo pastor da igreja, Rev. Reginaldo Ferro, e contando com a participação do vice-presidente do Conselho, Presb. Walter Carlos de Palma. Eu [Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, curador do Museu e Arquivo Histórico da IPI (MAH)] recebi o livro em nome da instituição e fui o pregador da Palavra no culto. Esteve ainda presente o cantor sacro Eliel Ferreiro Silveira Lima, da IPI do Cambuci, São Paulo, que louvou a Deus com dois hinos.
O MAH agradece a doação e espera que muitas outras igrejas sigam o exemplo da IPI de São Bartolomeu, ampliando e enriquecendo o acervo de nosso Museu.
A memória e a história são fundamentais para a propagação fiel do Evangelho nos dias difíceis que enfrentamos hoje.







