IPIB participa do ECO National Gathering em Atlanta

Comitiva oficial é liderada pelo Rev. Sergio Gini, presidente da IPI do Brasil

Mais de 1.500 participantes (entre eles, dez brasileiros da IPIB) estão no ECO National Gathering (Encontro Nacional ECO) em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos. O evento promovido pela ECO (Uma Ordem de Aliança de Presbiterianos Evangélicos) começou ontem (com pré-conferências), teve hoje sua abertura oficial e vai até amanhã (4), seguido na quinta-feira (5) com a Assembleia Geral da ECO.

 

Chamados

O tema do Encontro é CALLED (“Chamados”), baseado em Ester 4.14 que declara: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição real?”.

“Num mundo marcado pela incerteza, pela mudança e pelos desafios, as palavras ditas a Ester ressoam mais alto do que nunca. Ester teve coragem, conhecia sua identidade e foi obediente em um momento crítico da história. Assim como ela abraçou seu chamado com ousadia, nós também somos chamados a aprofundar nossa fé, liderar com compaixão e confiar no chamado soberano de Deus. Estamos aqui por um propósito, ‘para um tempo como este’”, explica a organização do evento.

“Este tema nos lembra que cada um de nós, mesmo com nossas limitações e fraquezas, foi convidado por Deus a participar de Seu propósito e missão no mundo. Não somos espectadores na história da redenção. Somos chamados a participar dela”, comenta Dana Allin, integrante da equipe executiva da ECO.

 

Não somos espectadores na história da redenção. Somos chamados a participar dela!

 

A programa do Encontro terá palestras, momentos de louvor e sessões em grupos de interesse como filhos/jovens/família, artes, engajamento global, ordenação pastoral e pastores solteiros. Amanhã, dia 04, haverá um jantar com o tema “Chamado Sem Fronteiras: Por que o Deslocamento Global em Massa é a GRANDE Causa da Grande Comissão”, organizado pela World Relief – uma organização humanitária cristã global cuja missão é enfrentar as maiores crises mundiais em parceria com a igreja.

 

Parceria estratégica

A IPIB tem uma parceria estratégica com a ECO, em que colaboram mutuamente na plantação de igrejas para brasileiros nos EUA, no acolhimento a imigrantes brasileiros nos EUA e no intercâmbio entre lideranças. Um exemplo concreto é a chegada em fevereiro da Reva. Audrey, enviada pela ECO ao Brasil. Ela permanecerá em nosso país por, aproximadamente, seis meses e trabalhará diretamente com as igrejas da IPIB.

O Rev. Sergio Gini, presidente da IPIB, que está no Encontro da ECO, lembra que ambas as igrejas presbiterianas possuem identidades muito próximas. Entre as características comuns, ele cita que somos igrejas contextualizadas e igualitárias (ou seja, que respeitam e incentivam o ministério feminino). Gini ressalta ainda a proximidade no tema do discipulado:

“Nós estamos iniciando no Brasil o nosso movimento de discipulado, e a ECO também está começando algo aqui. Eles querem, inclusive, entender a nossa metodologia para que também possam aproveitar na realidade norte-americana”.

“Portanto, estar neste encontro em Atlanta é bastante importante. Essa proximidade nos ajuda a ter a visão daquilo que Deus tem feito hoje na igreja nos Estados Unidos, como um todo. Nossa parceria, então, segue firme nesse sentido”, conclui ele.

 

Plantação de igrejas

O tema da plantação de igrejas é especialmente importante na parceria com a ECO. É o que explica o Rev. Caio Batista, secretário de Evangelização da IPI do Brasil, que também está no evento:

“O relacionamento, inicialmente, foi na troca de conhecimento e experiência, especialmente no processo de avaliação de plantadores, e depois no intercâmbio de pastores e pastoras.  Eles já estiveram algumas vezes no Brasil na capacitação de plantadores de igreja e no investimento e recursos destinados à plantação. Nós iniciamos há dois anos uma parceria com a ECO também para plantarmos uma igreja para brasileiros, no Texas, em Austin, com o pastor da IPI, Rev. Osnir Menezes e a sua esposa Luma, que são da origem do Presbitério de Presidente Prudente”.

“Aqui neste encontro nós estamos nos conectando a outros plantadores de igrejas, inclusive, multiétnicas. Temos a oportunidade de participar de capacitações e de fóruns que tratam a respeito desse assunto. Portanto, mais que um evento, para mim, tem sido uma capacitação na área”, ressalta.

 

Comitiva brasileira

Fazem parte da comitiva brasileira, enviados oficialmente pela COMEX/AG da IPIB: Revs. Sergio Gini (presidente da IPIB), Wellington Camargo (Secretário Executivo), Caio Batista (Secretário de Evangelização) e Priscila Kume (Núcleo do Ministério Feminino). Além desses, também estão no evento os representantes das autarquias da igreja: Rev. Rubens Renato Pereira (Autarquia Bethel – Projetos Sociais), e os presbíteros Italo Curcio (Autarquia FECP – Educação Teológica) e Dalkarlos Franco (Autarquia Vida&Caminho – Editora, Mídia e Comunicação). Estes foram financiados por suas respectivas autarquias.

Mais sete pastores brasileiros participam do evento, entre eles, o Rev. Osnir Menezes, membro do Presbitério de Presidente Prudente e sua esposa Luma, que plantam uma igreja para brasileiros em Austin, e o Rev. José Carlos Pezini, obreiro fraterno do Presbitério de Campinas, auxiliar nas traduções simultâneas.

Por conta desta parceria institucional, parte dos custos de viagem dos quatro enviados oficialmente pela AG foi financiada pela ECO.

 

Brasileiros presentes no Encontro ECO, inclusive, o pastor de outra denominação, Pr. Lucas Fornel, e o presbítero César Kodama. A foto também inclui a pastora norte-americana Audrey, que virá ao Brasil neste mês para cooperar na plantação de igrejas.

 

Texto atualizado em 03 de fevereiro de 2026, às 20h07 e 20h30.

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.