IPIB Firma novas parcerias internacionais

O gesto reafirma laços históricos com irmãos e irmãs de Portugal e Angola

No dia 31 de julho de 2025, data em que celebrou 122 anos de história, a IPI do Brasil deu um passo significativo em sua caminhada missionária ao referendar acordos de parceria com duas importantes igrejas irmãs do espaço lusófono: a Igreja Evangélica Lisbonense Presbiteriana (IEL), de Portugal, e a Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA).

Igreja Evangélica Lisbonense Presbiteriana (Portugal)

Fundada em 1898, a IEL é uma igreja pioneira no protestantismo português. Ao longo de sua história, ela passou por fases metodistas e congregacionais, até tornar-se presbiteriana em 1950. Hoje, é reconhecida por seu caráter multicultural, acolhedor e de engajamento missional. A IEL confessa a fé reformada a partir da Confissão de Westminster, possui governo presbiteriano, ordena homens e mulheres e tem como marcas o discipulado, a vida comunitária e o serviço cristão.

Entre suas áreas de atuação, destacam-se:

  • Apoio espiritual a imigrantes e estudantes;
  • Trabalho diaconal junto a populações vulneráveis;
  • Projeto de expansão missionária para a Margem Sul do Tejo, região pouco alcançada pelo protestantismo reformado;
  • Intenção de criar um centro de formação teológica em língua portuguesa para servir a comunidades lusófonas.

A relação com a IPIB já existe há anos por meio da cooperação do Rev. Alan Litwin, pastor cedido pela IPIB. A nova parceria institucionaliza esses laços e projeta cooperação em áreas como evangelização, discipulado, formação teológica, produção literária e apoio a comunidades migrantes.

Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA)

Com raízes missionárias que remontam a 1912, a IERA consolidou-se como uma das principais igrejas protestantes de Angola. De tradição reformada, a IERA tem presença em todo território angolano, com forte ênfase missionária e social. Segundo estatísticas recentes, a IERA conta com cerca de 2 milhões de membros. Sua contribuição se estende à educação e à saúde: administra 15 escolas com mais de 13 mil alunos matriculados e dois centros médicos.

A IERA é membro ativo da Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas e do Conselho Mundial de Igrejas. Ordena homens e mulheres para o ministério, reafirmando sua fidelidade confessional e seu compromisso com a missão de Deus.

Com a IPIB, a parceria prioriza áreas como:

  • Formação teológica (com destaque para a colaboração com a FATIPI);
  • Cursos livres e treinamento de lideranças;
  • Produção literária;
  • Diálogo com comunidades cristãs lusófonas na África.

Importância das novas parcerias

Com esses acordos, a IPIB reforça sua identidade como igreja de vocação missionária, comprometida com o Brasil e com os confins da terra. O gesto reafirma laços históricos com irmãos e irmãs de Portugal e Angola e insere a denominação brasileira de forma mais sólida no diálogo e cooperação com o mundo de língua portuguesa.

Os documentos de parceria enfatizam que não há doadores nem receptores absolutos: cada igreja entra com seus dons e recursos, assumindo compromissos mútuos de edificação e testemunho cristão. Deste modo, a IPIB aproxima-se de maneira mais estruturada das igrejas irmãs do espaço lusófono, compartilhando fé, missão e esperança.

 

> Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior é assessor de relações internacionais da IPIB e pastor da 1ª IPI de Curitiba, PR.

Foto de Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Pastor da 1ª IPI de Curitiba, PR, e assessor de Relações Internacionais da IPI do Brasil

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.