A IPI de Guimarães, no norte de Portugal, foi uma das igrejas que receberam a Orquestra e Coro Sacro Maringá – composta, nesta viagem, por 35 pessoas (6 músicos, 27 cantores e 2 assistentes de logística) da cidade paranaense. Ao todo, a Orquestra e o Coro Sacro possuem 89* componentes (34 músicos e 55 cantores). Com duração de aproximadamente uma hora, o musical “A Vida de Jesus Segundo o Evangelho de São João” foi executado com muita alegria e emoção, impactando os presentes.

“O impacto para a igreja de Guimarães é muito grande! Receber uma apresentação deste nível é marcante para a igreja. Aquece o coração de todos e a percepção de que fazemos parte de uma igreja grande e séria faz muita diferença! Encontrar irmãos e irmãs que compartilham momentos de alegria em terras distantes é animador! O coração missionário dos irmãos que integram a Orquestra e Coro Sacro Maringá (muitos deles membros da IPIB) fica evidente ao presenciar um espetáculo feito com dedicação e emoção, mesmo em um ambiente simples e pequeno como é a nossa igreja”, relata o Rev. Paulo Carra, pastor da IPI de Guimarães.
A presença do grupo brasileiro também encorajou a igreja a – quem sabe? – também criar seu próprio coral. “Para a nossa igreja local, a vinda deste grupo reascende a vontade da formação de um coro local. Os portugueses gostam muito de música. Receber um evento como este comunica de várias formas. Mostra que nossa igreja não é algo isolado e esquecido. Mostra que temos raízes sólidas. Isso traz credibilidade para o desenvolver do trabalho. Mas o ponto principal é que através da música, a palavra é pregada para aqueles que ainda não frequentam uma igreja, mas pelo gosto musical, ouvem o evangelho cantado. Se tivermos um evento como este por ano, estou certo de que muitas pessoas se achegarão a Cristo”.
Estratégia evangelística
Segundo o maestro da Orquestra e assessor da Secretaria de Música da IPI do Brasil, Waldemar Júnior, essa viagem à Portugal tem, sim, um propósito evangelístico. Eles começam com canções portuguesas tradicionais, atraindo assim a atenção do público local e estabelecendo uma conexão cultural. Depois, começam a cantar músicas cristãs que falam do amor de Jesus. “Que incrível foi ver pessoas reagindo emocionadas às apresentações!”, celebra.
Turnê
A turnê do grupo está visitando treze cidades do país: Almada, Aveiro, Porto, Guimarães, Viseu, Mangualde, Castelo Branco, Águeda, São Pedro do Sul, Tomar, Loulé, Tires e Setubal. O programa conta a vida de Jesus segundo o Evangelho de João, narrando desde a criação do mundo, a queda do homem, o nascimento, vida, milagres, morte e ressurreição de Jesus, culminando na apresentação do plano de salvação.
Os integrantes da Orquestra e Coro Sacro Maringá saíram do Brasil no dia 07 de janeiro e retornam no próximo dia 27. Além de cantar e tocar em igrejas, também estão se apresentando nas ruas e shoppings.
Esta é a segunda turnê do grupo em Portugal. A primeira foi em 2024 e, na época, se chamava Orquestra e Coro Sacro UniCesumar. Mesmo com a mudança do nome, o projeto continua sendo mantido pelo professor Wilson Matos, que é um dos presbíteros da 2ª IPI de Maringá e fundador da UniCesumar.
A viagem foi custeada pelos próprios componentes do grupo.

* Nota: Eram 90 componentes, mas infelizmente o baterista José Roberto Martins, de 75 anos de idade, faleceu no último dia 21/01 vítima de uma parada cardíaca e renal.








Respostas de 2
Glória a Deus! A cada dia a igreja vai caminhando e tomando forma! Agradeço ao O Estandarte por registrar momentos da nossa história e reforço o convite para que os amados irmãos nos conheçam mais! Pela Coroa Real do Salvador!
Maravilhosa apresentação!!
Muito bom ouvir música em coro do Brasil, da uma saudades!!
Nossa igreja se sentiu honrada com a visita e os que estavam a contemplar, amaram!!
Tínhamos membros e visitantes. E foi muito bom ouvir a palavra de Deus cantada.