Amambai é um município brasileiro do estado do Mato Grosso do Sul, localizado na região Centro-Oeste, com uma população estimada de 39.325 habitantes em 2024. A cidade se destaca pelo agronegócio, especialmente a produção de erva-mate e grãos, e possui economia baseada na agricultura e pecuária.

A IPI de Amambai foi organizada em 27 de junho de 1993 como igreja local da denominação presbiteriana independente. O templo atual localiza-se na Rua Walter Gomes Caimar, sendo construído em 1983 (antes da organização formal da igreja) quando um terreno foi adquirido para esse fim. A igreja conta com aproximadamente 260 membros. Os pastores da igreja são o Rev. Tiago Paulo Santos da Silva (Titular) e o Rev. Francisco Sérgio Gonsiorkiewicz.
A igreja possui ministérios de ação social e diaconia, distribuindo cestas básicas para pessoas em necessidade. Também possui ministérios voltados para a família: casais, homens, mulheres e crianças, com reuniões específicas e apoio espiritual.

Celebrando o momento abençoador no qual a igreja está passando, no último domingo (05/10/2025) foram realizados dois cultos de celebração da família, em adoração a Deus, por tudo o que Ele tem feito na vida dos irmãos e das irmãs.
Os cultos contaram com a participação do Rev. Duanir Martins Ferreira, presidente do Presbitério Conesul e do Sínodo Pantanal, do Rev. Anilson Moraes de Oliveira e do Rev. Elias Gomes Diniz, ministros do Presbitério Conesul.
Nos dois cultos, o pregador foi o Rev. Sergio Gini, presidente da AG-IPIB que ministrou a Palavra e a Ceia do Senhor.
Nas palavras do Rev. Tiago: “Foram dois cultos de celebração da jornada da Igreja Presbiteriana Independente de Amambai, com a celebração da Ceia do Senhor. Um tempo especial das famílias, na presença do Senhor”.