31 de julho de 1903. Nesse exato dia iniciou-se uma igreja diferente. Uma igreja cheia de sonhos, com um desejo enorme de pregar o Evangelho, de ser verdadeiramente relevante neste país chamado Brasil. Assim nasceu a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Um hino, uma identidade
“Com valor, sem temor,
por CRISTO prontos a sofrer
bem alto erguei o seu pendão
firme sempre até morrer”.
O hino “O Pendão Real” (CTP 412) fala muito a nosso respeito. Ele nos desafia, como cristãos que somos, a termos coragem e lealdade a Jesus Cristo. Seus versos nos convocam para defender fervorosamente nosso pendão (bandeira ou estandarte), como soldados que marcham rumo à eternidade com Cristo, lutando contra as forças do mal – mesmo que em dificuldades e sofrimentos. É um cântico que simboliza nossa luta espiritual e a importância da perseverança na fé, tendo a certeza de que reinaremos com Cristo para sempre.
Muitos homens e mulheres, famílias inteiras colocaram suas vidas, seus esforços, seus recursos financeiros, seu tempo, suas casas para que uma nova igreja com sua identidade diferenciada avançasse e permanecesse viva. Diante de muitas lutas, lágrimas, batalhas, conquistas, derrotas e muita oração e direcionados pela palavra de Deus a “Bíblia”, a “igrejinha dos milagres” avançou. Hoje, somos uma igreja centenária, com 122 anos.
1) Baseada nas Escrituras
A nossa identidade presbiteriana se baseia na fidelidade às Escrituras Sagradas, a Bíblia (Antigo e Novo Testamentos). Como Palavra de Deus, ela nos norteia e revela a vontade de Deus para o seu povo.
2) Crê na Trindade
Cremos na natureza trina de Deus, sendo um único Deus que se manifesta em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
– Deus Pai: é soberano, criador, governa sobre todas as coisas, agindo soberanamente na história da salvação. A salvação é dada a nós unicamente pela graça, que recebemos pela fé em Cristo. Não é mérito nosso, mas sim de Deus; é um presente dado a nós, que não merecemos.
– Deus Filho: é a manifestação visível e palpável do Amor de Deus em forma humana. Sua missão é salvar a humanidade, nos purificando e nos reconciliando com Deus. A pessoa de Cristo é e deve ser sempre o centro de todas as coisas: “Porque Dele, e por meio dele, e para Ele são todas as coisas” (Rm 11.36).
– Deus Espírito Santo: é o consolador por excelência, habita em nós e nos capacita a viver uma vida reta e santa, transformando-nos diariamente à semelhança de Cristo.
3) Reformada, sempre se reformando
É bem verdade que há muito por fazer para que a nossa identidade possa ser aperfeiçoada. Somos uma igreja reformada que está sempre se reformando, um ramo do Cristianismo aqui na terra. Nosso sistema de governo é representativo; nossos oficiais são eleitos pela assembleia da igreja, presbíteros e presbíteras (docentes e regentes), diáconos e diaconisas. Nossa teologia é reformada. Nossos sacramentos são: batismo e Santa Ceia.
4) Chamada para evangelizar e fazer discípulos
Somos um povo eleito, escolhidos de Deus, a nossa marca é João 15.16. Fomos escolhidos para darmos frutos, e frutos que permaneçam. 1 Pedro 2.9 também nos diz que somos “geração eleita a fim de proclamarmos as virtudes [ou seja, as boas novas de Cristo] que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”. Somos uma igreja que se preocupa com a missão de levar o Evangelho da salvação a toda criatura. Evangelizar, além de ser uma ordem, é o motivo pelo qual fomos escolhidos e chamados. Deus nos convoca para fazer discípulos (Mt 28.19). Como está o evangelismo e o discipulado em sua igreja e em sua vida pessoal? Falar do amor de Cristo faz parte da sua identidade com cristão presbiteriano independente?
5) Uma igreja que ora
Outra coisa que não podemos perder de vista em nossa identidade é a oração. Oração é uma das maiores marcas de uma igreja que triunfa; ela é o combustível nosso de cada dia. Por meio da oração, nos comunicamos com Deus. Para a glória do Senhor, temos avançado muito neste sentido com o Movimento Nacional de Oração (MNO). Você se dedica, de fato, à oração?
Fomos escolhidos chamados por Deus para fazer parte de uma igreja que tem uma identidade forte comprometida com os valores bíblicos. Que a Identidade Presbiteriana Independente possa ser o próprio Deus refletido sua imagem em nós por meio da nossa missão. Que o Senhor da Igreja nos conduza a vivermos de modo digno do Evangelho de Cristo.
Pela Coroa Real do Salvador. Na Missão pela Vida.