Na noite de 20/10/25, a Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), em São Paulo, abriu as portas para o 3º Congresso Internacional de Teologia. O evento — que reúne professores, estudantes, ministros e membros da IPI do Brasil de todo o país — teve início em um clima de gratidão e reverência, marcado também pela inauguração do novo auditório da instituição, um espaço sonhado e agora concretizado para servir à reflexão teológica e ao fortalecimento da fé reformada.
Navegar sem bússola
O presidente da Assembleia Geral da IPIB, Rev. Sérgio Gini, destacou, em sua palavra de abertura, o sentido espiritual do congresso e a importância de olhar para a história como um lugar de aprendizado e discernimento:

“Ignorar a história é como navegar sem bússola. O tema deste congresso — ‘Teologia e História: encontros e desencontros do século XIX à atualidade’ — nos chama a maturidade. Ele nos convida a lembrar, compreender e discernir o futuro que Deus nos acena.”
Em sua reflexão, o Rev. Gini lembrou que a fé reformada vê a história como palco da providência divina e mestra da vida cristã. “Somos um povo com uma história, uma história que se insere na grande narrativa da ação redentora de Deus”, afirmou, relacionando a caminhada da IPIB com os encontros e desencontros que moldaram a tradição presbiteriana no Brasil.
O presidente da Fundação Eduardo Carlos Pereira, Presb. Heitor Barbosa Júnior, celebrou a inauguração do novo auditório da FATIPI, que agora poderá acolher até 160 pessoas. O espaço foi consagrado em oração pelo diretor acadêmico, Rev. Marcos Nunes, que agradeceu “pelas mãos e corações que têm trabalhado para que uma educação teológica de qualidade continue a ser oferecida à igreja”.
A mesa de abertura contou ainda com a presença do Rev. Jean Seletti, ministro de Educação da IPIB, e do Rev. Silas Barbosa Dias, secretário de Educação Teológica, além de professores, representantes da Fundação e convidados nacionais e internacionais.
Teologia e história em diálogo
O preletor da noite, Rev. Dr. Mark Patterson, presidente do Flourish Institute of Theology, ligado à ECO Church, denominação presbiteriana parceira da IPI do Brasil nos Estados Unidos, expressou alegria em participar do evento e destacou o valor da parceria entre as igrejas.

“É um privilégio estar aqui com irmãos e irmãs de fé, refletindo sobre a relação entre teologia e história. Deus nunca nos deixou sem testemunhas fiéis, e é um presente ver esse Reino florescendo no Brasil”, disse o teólogo norte-americano.
Em sua fala, na palestra principal, Dr. Patterson apresentou um panorama da relação entre teologia e história, refletindo sobre os desafios de compreender a ação de Deus ao longo do tempo e o papel da fé diante das transformações culturais e intelectuais que marcaram os séculos XIX e XX.
“A fé cristã é histórica — é um relato vivo da atividade de Deus no tempo e no espaço. E compreender a história é aprender a discernir o modo como Deus revela sua vontade, mesmo nas contradições humanas”, afirmou.
O teólogo enfatizou que a teologia precisa caminhar lado a lado com a história, sem reduzir a fé à razão nem isolar a razão da fé. “Estudar teologia é também aprender a ver o tempo com os olhos de Deus — aquele que é Senhor da história”, disse em um momento de profunda atenção no auditório.
“Estudar teologia é também aprender a ver o tempo com os olhos de Deus” (Rev. Dr. Mark Patterson)
Concluiu fazendo um convite à humildade diante das grandes questões, e ao mesmo tempo, um chamado a continuar pesquisando, questionando e buscando sentidos que nos conectem, como sociedade e como cristãos, àquilo que nos transcende.

O congresso da FATIPI não é apenas um encontro acadêmico: é um testemunho vivo da vocação da IPI do Brasil para unir fé e reflexão, história e esperança. Em um tempo de rápidas mudanças, a FATIPI reafirma seu papel como coração teológico da igreja, lugar onde se formam líderes, se cultivam mentes críticas e se alimenta o amor pela Palavra de Deus. A inauguração do novo auditório e o início de mais um congresso são sinais de vitalidade e compromisso com o futuro, lembrando que a formação teológica é parte essencial da missão de uma igreja que continua reformando-se — “pela coroa real do Salvador”.
Programação
O 3º Congresso Internacional de Teologia da FATIPI segue até quinta-feira, 23 de outubro, com palestras, oficinas e momentos de comunhão. Hoje (21/10), os congressistas participam das oficinas temáticas do 3º Congresso Internacional de Teologia da FATIPI, um momento de aprofundamento e diálogo sobre diferentes abordagens da fé e da história. As oficinas serão ministradas por professores e pesquisadores da área, abordando temas como Teologia e Ciências Sociais (Prof. Valdinei Ferreira), Teologia e Holocausto (Prof. André Yuri), Teologia Pública e o Reino de Deus (Prof. Júlio Zabatiero), Teologia e Cultura (Prof. Sérgio Dusilek), O futuro da Teologia Um olhar a partir da História (Prof. Éber Ferreira) e Insurgências Teológicas Contemporâneas, perspectivas epistemológicas do sul global (Profa. Regina Sanches).
Os participantes presenciais escolheram duas oficinas para participar, e os inscritos na modalidade online terão acesso através de um link.
Acompanhe a cobertura completa em O Estandarte e siga conosco na reflexão sobre o papel da teologia na missão da Igreja de Cristo.
Assista à abertura do Congresso
Abertura do 3º Congresso Internacional de Teologia FATIPI – Rev. Dr. Mark Patterson (USA)








Uma resposta
Bom dia
Ansioso em ouvir as palavras conhecedores de mestres sobre a teologia internacional.
Muito proveitoso a palavra do Dr.Mark.
Bom saber sobre os eventos de natureza proveitosa colocadas no Arraial.
Parabéns pela inauguração do auditório da Fatipi. Que traga grandes ensinamentos sem polarização.