Eu amo a IPI do Brasil

Dentre as diferentes perguntas mais proferidas, muitas dizem respeito ao...

Dentre as diferentes perguntas mais proferidas, muitas dizem respeito ao amor. São recorrentes as indagações: Você me ama? Você ama fulano ou sicrano? Você ama tal coisa? 

Por isso, nada mais natural do que a pergunta: “Eu amo a IPI do Brasil?” Ou: “Você ama a IPI do Brasil?”

Parece fácil responder, mas não é tão simples assim. Afinal de contas, o que significa amar? 

Com o objetivo de ajudá-lo a responder, vamos lembrar de alguns contextos bíblicos, alusivos ao amor.

Numa das passagens mais emblemáticas do Novo Testamento, Jesus, após sua morte e ressureição, aparece aos seus discípulos e, numa conversa com Pedro, questionou-o três vezes: “Pedro, tu me amas?” (João 21.15-17)

Independentemente de todo o amplo contexto, o mais interessante nesta indagação é o fato de que, na versão grega, Jesus, em suas duas primeiras perguntas, utilizou o vocábulo ágape, enquanto Pedro respondia, utilizando o vocábulo filia. Mas, na terceira vez, Jesus também utilizou filia.

O que significa tudo isto? Por que Jesus teria agido desta forma? 

O fato é que, embora os dois vocábulos gregos, mencionados e utilizados por Jesus e Pedro, sejam traduzidos para o Português como “amor”, deve-se atentar nesse diálogo que os conceitos são distintos: ágape é o amor incondicional, o amor de que o apóstolo Paulo diria na primeira carta aos Coríntios, que nunca acaba, enquanto filia é o amor que se manifesta por uma amizade e que, portanto, pode surgir por algum interesse, alguma condição, e que pode acabar.

Nessa pastoral, queremos dirigir a cada um de nós a seguinte indagação: Eu amo a IPI do Brasil? 

Se nossa resposta for afirmativa, como Pedro fez com Jesus, na sequência, a outra pergunta é: com qual amor, o ágape ou o filia?

Devemos acrescentar que, ao fazermos estas perguntas, também devemos levar em consideração o conceito de igreja, como instituição sagrada, única e verdadeira, a Igreja de Cristo. A IPI do Brasil é uma igreja que integra a Igreja de Cristo, com suas peculiaridades, com seus princípios e valores pautados na Palavra de Deus.

Todos nós pertencemos a uma família, e nos identificamos como seus membros. Carregamos, respeitamos e amamos seu nome, e assim acontece, quando pertencemos a uma igreja. Em nosso caso, nos pronunciamos com muita emoção: nossa igreja é a IPI do Brasil! 

Família e igreja são instituições muito importantes para nós e, rigorosamente, as consideramos sagradas. 

Também sabemos que cada uma destas instituições possui tradições, que se formaram ao longo do tempo, a partir de suas raízes e de outras influências recebidas de diferentes fontes.

A IPI do Brasil é uma igreja histórica, de muitas tradições; pautadas em sua própria origem e outras que remontam ao seu nascimento.

Quanto à sua doutrina, é uma igreja cristã de tradição reformada, calvinista e presbiteriana. Quanto à sua organização, a IPI do Brasil se caracteriza como uma igreja protestante, brasileira, fundamentada na realidade nacional, com “a missão de proclamar o Evangelho do Reino de Deus, para paz, justiça, liberdade e solidariedade entre todos, até que Jesus Cristo volte”.

Você concorda com tudo isto?

Responder se amamos ou não certa pessoa é algo mais restrito, portanto, menos complexo, mas, no contexto das instituições, normalmente, a pergunta “você ama?” é mais difícil de ser respondida, pois, primeiramente, devemos conhecer muito bem a instituição à qual nos referimos e, não menos importante, saber o quanto nos identificamos com esta instituição. Somos meros integrantes ou nos sentimos plenamente incluídos, interagindo com tudo e com todos, natural e espontaneamente?

Membro ou não de nossa querida e amada IPI do Brasil, quero dizer a cada um de vocês que posso afirmar com plena convicção: 

– Eu amo a IPI do Brasil com o amor ágape!

E na IPI do Brasil afirmamos, pela fé, com toda segurança, as palavras de Josué (24.15): “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”

E você?

Foto de Presb. Ítalo Francisco Curcio

Presb. Ítalo Francisco Curcio

1º vice-presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil e vice-presidente do Conselho da 1ª IPI de São Paulo, SP

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Gratuito

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.