Escolhendo a roupa pelo rosto

Imagine-se em uma loja de roupas. Você precisa de uma camisa (ou um vestido, no caso das mulheres) para uma festa formal. Ao entrar num determinado recinto comercial, uma pessoa logo se aproxima de você e pergunta: “posso ajudá-lo?”.

Você responde que sim e acrescenta: “eu quero uma roupa para uma festa”. Ela então olha bem demorada e atentamente para seu rosto e afirma: “já sei!” e busca um item de vestuário exatamente como você esperava. Perfeito!

Qual a chance de isso acontecer? Bem pouca. Como alguém vai atender suas expectativas internas apenas olhando para o seu rosto? De mesma forma, é improvável definimos uma identidade contando apenas com impressões da face de alguém.

É possível cairmos no erro de supervalorizarmos uma identidade institucional (o rosto) em detrimento de sua essência (as intenções e expectativas). A IPI do Brasil, no entanto, chega aos 122 anos de organização com um saudável equilíbrio entre e essência e aparência. Ao mesmo tempo que temos igrejas em evidência com grande número de membros, uso inteligente da tecnologia, bons recursos financeiros, comunicação moderna e liturgia inovadora, também devemos considerar outras (milhares de) pequenas igrejas simples, pobres, tradicionais, mas com corações movidos pela chama do Espírito. Afinal, “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Sm 16.7).

A igreja de Cristo é um mistério. Isso é bom porque, por meio dela, somos surpreendidos pela multiforme sabedoria de Deus (Ef 3.10). Mas ela também é presença – para alguns, incômoda; para outros, santa – de Cristo no meio de nós.

Nesta edição, você é convidado a inspirar-se em reflexões e exemplos de como a IPI do Brasil cumpre seu papel de ser mistério e presença num país tão fragmentado e carente do amor de Cristo.

“O desafio para a igreja não é olhar para trás, com nostalgia, nem olhar para frente, com ansiedade. Mas, sim, olhar ao redor, com atenção” (Rev. Andrew Stuart-Kennedy).

Foto de Lissânder Dias

Lissânder Dias

Membro da 2ª IPI de Maringá, PR, e do Conselho Editorial de O Estandarte, Editor de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Gratuito

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.