Bill e sua esposa Bia são missionários da IPI de Ouro Fino, MG, há quatro anos no Oriente Médio*. Lá, eles fazem de tudo para ajudar as pessoas; desde acolhimento social, visitas, busca de emprego, evangelismo e distribuição de materiais cristãos. São ousados e aproveitam todas as oportunidades possíveis para compartilhar as Boas Novas.
A história de Bill, no entanto, começou bem diferente de tudo isso. Nascido em lar islâmico, ele foi criado estudando o Alcorão. Filho de pai sírio e mãe brasileira, passou parte de sua vida dividido entre o Brasil e dois países do Oriente Médio*. Foi por volta dos 21 anos de idade que Bill teve seu primeiro contato com um grupo terrorista de resistência islâmica. No início, era apenas uma admiração, mas, aos poucos, isso se tornou um envolvimento completo. Chegou ao ponto de se tornar um soldado, atuando no serviço de inteligência em operações terroristas entre países daquela região.

Em janeiro de 2021, Bill viajava do Brasil para o Líbano com seus familiares, quando, ainda no aeroporto da capital do país, teve sua entrada negada. As autoridades do L. o enviaram de volta ao último país em que seu voo havia feito escala (que, no caso, era o lugar onde morava um missionário brasileiro). Quando soube da situação, o missionário resolveu ajudá-lo e o levou para sua casa, sem saber nada sobre o compatriota.
Mesmo estando lá por pura bondade, Bill tentou confrontar a fé do missionário, mas acabou sendo desafiado a ler a Bíblia. Com o coração aberto, Bill ouviu a voz de Jesus que dizia: “Venha comigo, pois eu sou o caminho, a verdade e a vida”. E assim Bill entregou seu coração a Deus e mudou radicalmente de vida. De um terrorista para missionário, Bill negou a si mesmo, tomou sua cruz e seguiu o Mestre.
Apoiado pela IPI de Ouro Fino, MG, ele recebe apoio financeiro e espiritual desta comunidade liderada pelo Rev. Galdino da Silva, do Presbitério São Paulo-Minas.
A última notícia que Bill compartilhou com os irmãos brasileiros dizia respeito a uma cristã curda que, junto com os seus três filhos, fugiu de casa e foi para um abrigo do governo, depois de ter sido espancada pelo marido. Bill e Bia puderam ajudá-los com apoio espiritual, Bíblias e literatura infantil cristã. Uma semana depois, Bill soube que outras crianças do abrigo também queriam o mesmo conteúdo.
* Por motivos de segurança, não podemos revelar os nomes reais e o país em que os missionários moram e os países relacionados.







