Começou nesta quinta-feira (06/11/2025), às 14h30, a 63ª Assembleia Geral (AG) Extraordinária da IPI do Brasil, em Londrina, PR, com o tema “Transformação: um chamado para a Igreja”. Cerca de trezentas pessoas estiveram presentes na abertura do evento que, ao longo de três dias, trará pautas importantes a serem discutidas, entre elas, três reformas: constitucional, administrativa/organizacional e educacional.
Quando sopram os ventos contrários

A abertura a AG foi marcada por uma palavra inspiradora do Rev. Messias Anacleto Rosa, pastor emérito da 1ª IPI de Londrina, PR. Iluminado pelo texto de Marcos 6.45-51, em que Jesus anda sobre as águas no Mar da Galileia, Anacleto ressaltou que “quando sopram os ventos contrários, contamos com Ele”. Explorando o simbolismo dos ventos na Bíblia, desde o Éden até o Pentecostes, ele enfatizou como Deus usa os ventos para diversos propósitos. Focou especialmente nos “ventos contrários” que os discípulos enfrentaram no mar e como Jesus respondeu a essa situação.
O Rev. Messias compartilhou experiências pessoais, incluindo seu trabalho na África e um momento de enfermidade quando sentiu a presença de Jesus. Ele também mencionou sua longa carreira ministerial, aproximando-se dos 90 anos de idade, com 66 anos de ordenação pastoral e 71 anos pregando.
“Em 1981, eu estava trabalhando no continente africano. O bacilo da tuberculose se manifestou. Em 1982, eu me recolhi para o tratamento. Lembro que, em uma madrugada, eu acordei. Estava muito suado. Eu tive aquilo que os psicólogos chamam de ‘solidão cósmica’. Eu estava sozinho. Tudo era muito novo. Foi quando a porta se abriu e alguém entrou. Ele sorriu, passou a mão sobre o meu peito e me disse “’a minha graça te basta’. Não é um pentecostal que está falando aos senhores, mas sim um presbiteriano independente. Jesus vem para os presbiterianos também. Ele sempre vem – ainda que seja noite, ainda que seja sobre as águas. Ele sempre vem”.
Após a mensagem, a assembleia recitou o Credo Niceno, celebrando os 1.700 anos do Concílio de Niceia. A reunião de abertura foi encerrada com o canto do hino oficial da igreja, “Um Pendão Real”, e a bênção final, seguida do anúncio de um intervalo de 10 minutos antes do início da 1ª sessão.
Pautas da plenária
Após esclarecimentos e orientações sobre as normas protocolares da AG para votação de matérias, apresentação de emendas, propostas substitutivas e regras para os oradores, o presidente Rev. Sérgio Gini deu início às pautas estabelecidas:
- Informe sobre a homologação de recomendações feitas pelo Sínodo do Brasil Central por mais rigor no uso dos códigos de ética e conduta profissional tanto da IPI do Brasil quanto da Fundação Eduardo Carlos Pereira.
- Solicitação de doação de dois imóveis localizados em Cajazeiras, na Paraíba, para o Presbitério Vale Sertão.
- Apresentação do Relatório da Comissão de Avaliação dos 10 anos da matriz curricular da FATIPI (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana). O relatório incluía uma proposta para a licenciatura ministerial, que consistiria em cinco disciplinas e dois encontros presenciais.
- Proposta de inclusão de um quarto ano teológico no curso para formação dos pastores da IPI do Brasil.
- Proposta de alteração na terminologia relacionada aos candidatos ao ministério.
- Inclusão de um “passo a passo” no Manual do Candidato para facilitar a compreensão do processo tanto para candidatos quanto para concílios.
- Adição de um “passo a passo” para tutores eclesiásticos, oferecendo orientações práticas para o acompanhamento eficaz dos candidatos.
- Apresentação de uma proposta para reestruturar a formação missionária na IPIB através de um curso online na plataforma IAD (Instituto de Educação à Distância) combinado com prática presencial.
Os resultados da votação dos temas discutidos serão informados posteriormente pela Secretaria Geral da AG.
A AG extraordinária continua nessa sexta ao longo do dia e termina amanhã, 08/11/2025, no final da manhã.

Álbum de fotos
Quer acompanhar a AG em imagens? Preparamos uma pasta especial com as melhores fotos da Assembleia. Confira aqui.
Crédito das fotos: Paulo Povedano, Yuri Aquino, Rebeca Santos e Maria Eduarda.








Uma resposta
Benção!