Assembleia Extraordinária discutirá reforma constitucional da IPI do Brasil

AG vai reunir 200 pessoas de todos os presbitérios a partir desta quinta-feira em Londrina, PR

Acontece nesta semana (de 06 a 08 de novembro) a 63ª Assembleia Geral (AG) Extraordinária da IPI do Brasil, em Londrina, PR, com o tema “Transformação: um chamado para a Igreja”. A AG é o concílio superior e o órgão de unidade da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Cerca de duzentas pessoas, representando todos os 62 presbitérios da denominação, estarão presentes neste evento que traz pautas importantes a serem discutidas, entre elas, três reformas: constitucional, administrativa/organizacional e educacional.

 

Reformas

“Essa AG marcará um momento importante na vida da IPI do Brasil. Vamos discutir três conjuntos de documentos fundamentais para nós. O primeiro é uma reforma da Constituição, a fim de que ela se torne mais prática. O segundo é uma reforma administrativa e organizacional, lembrando que a última reforma que a igreja passou nas suas estruturas foi há 20 anos, em 2005. Com as mudanças tão rápidas que o mundo passa, há necessidade de atualizarmos a forma de atuarmos para que seja mais próxima das igrejas locais e dos presbitérios. E outro documento extremamente importante é o que relaciona a questão da educação teológica com a FATIPI. São pontos que esperamos serem discutidos e, se for da vontade de Deus, aprovados. Serão dias de bastante trabalho”, explica o presidente da AG, Rev. Sérgio Gini.

Há sete documentos oficiais na pauta da AG, mas esses três são os principais. Segundo o secretário geral da AG, Rev. Wellington Camargo, eles devem ocupar, pelo menos, 80% do tempo da assembleia. “Estamos realizando a AG Extraordinária porque esses documentos ficaram sobre a mesa na AG de agosto”, justifica ele.

 

Metodologia da AG

A metodologia de votação dos assuntos é a mesma utilizada na AG ordinária realizada em agosto, em São Paulo, SP. A exceção é a pauta relacionada à reforma constitucional. Como explica o Rev. Wellington Camargo, caso seja aprovada em plenário, é necessário ainda que o novo texto esteja acessível a todos os presbitérios para que eles votem. Se aprovarem, ainda haverá uma nova assembleia extraordinária (provavelmente, virtual) para a homologação da reforma constitucional.

“A reforma administrativa, a reforma da educação teológica, a aprovação do estatuto da Fundação Eduardo Carlos Pereira, a nomeação de comissões, a doação de dois imóveis em Cajazeiras, PB… todos os outros documentos não têm etapas extras. É discussão e aprovação ou reprovação por voto direto no plenário”, explica Camargo.

 

Programa e lançamento do Manual do Culto

A AG extraordinária terá um programa diversificado, com música, oração, reflexão bíblica e discussões em plenária. Começa nesta quinta-feira, dia 06, às 14h30 e termina no sábado, dia 08, no fim da manhã. Os pregadores serão Rev. Messias Anacleto Rosa (quinta-feira/tarde/abertura), Rev. Denis Santana Vicentin (sexta-feira/manhã) e Rev. Mathias Quintela de Souza (sábado/manhã/encerramento). A programação na quinta-feira e na sexta-feira se encerrará às 22h.

Outro momento especial será a apresentação da nova edição do Manual do Culto. A publicação está a cargo da Editora Vida & Caminho (antiga Pendão Real) e terá muitas novidades, entre elas, layout renovado, fontes ampliadas e referências bíblicas e teológicas na versão Nova Almeida e Atualizada (NAA), além de sete novas liturgias para o calendário litúrgico e datas especiais. Cada igreja organizada da IPI do Brasil receberá um exemplar gratuito do Manual do Culto.

 

Foto de Lissânder Dias do Amaral

Lissânder Dias do Amaral

Membro da 2 IPI de Maringá, PR, e editor interino de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Respostas de 3

  1. Tenho muito interesse na questão educacional. Eu, rev. Fernando Bortolleto e a reva. Irene Garcia formamos em 4 anos , 4 turmas de professores de ED. Foi uma experiência muito gratificante. Infelizmente o curso foi extinto pela FATIPI.

  2. Deus abençoe essa reunião e que seja ele mesmo a decidir tudo que nossa amada igreja necessita para continuar sendo benção e tendo relevância para o mundo atual. Levando em conta que podemos sim, mudar as formas e métodos, mas nunca a essência da fé cristã evidenciada na bíblia sagrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.