Ansiedade

Conversando com uma família recém-convertida, o marido disseque lia a Bíblia todos os dias. Os filhos brincalhões disseram: “Ele leu o versículo que fala para não ficarmos ansiosos, mas, quando passamos por momento de aperto financeiro, ele ficou apavorado”.

 

A FÉ NOS ENSINA A CONFIAR EM DEUS MESMO DIANTE DAS INCERTEZAS. SUPERAR
DESAFIOS EXIGE ENTREGAR NOSSAS PREOCUPAÇÕES ÀQUELE QUE NOS FORTALECE.

 

Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mt 6.25)

Conversando com uma família recém-convertida, o marido disse que lia a Bíblia todos os dias. Os filhos brincalhões disseram: “Ele leu o versículo que fala para não ficarmos ansiosos, mas, quando passamos por momento de aperto financeiro, ele ficou apavorado”.

Não creio que este meu irmão seja exceção. É difícil viver sem ansiedade. Mas como é bom saber que Deus nos dá condições para podermos superar as dificuldades, por mais difíceis que elas sejam.

O apóstolo Paulo afirma: “Aprendi o mistério de viver feliz em todo o lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações. Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.12-13).

As circunstâncias determinam o nosso estado de espírito, mesmo que conheçamos a recomendação bíblica: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo” (Fp 4.6).

Habacuque foi vocacionado em um momento de grande crise. Os caldeus foram utilizados para castigar a iniquidade de Judá, o que levou Habacuque a reclamar de Deus veementemente: “Por que os maus muitas vezes vencem? Porque Deus escolheu para castigá-los um povo pior do que eles? Pode um Deus santo se utilizar de um instrumento profano?”

Imagino a ansiedade e a angústia do profeta, mas, confiando em Deus, ele encerra sua oração dizendo: “Ainda que a figueira não floresça, nem há uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimentos; as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu, todavia, me alegrarei no Senhor, e exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17,19)

A ansiedade pode vir quando se trabalha muito com pouco resultado. Olha-se para trás: O que foi feito? Qual o valor de tanto trabalho? Quem reconheceu? 

As circunstâncias de crise precisam ser transformadas. 

Jacó em Peniel teve sua fé alargada. 

Davi precisou de uma disciplina longa e penosa para que se gravassem os princípios de fé e piedade que o marcaram. 

Paulo só pôde conhecer o verdadeiro significado do: “A minha graça te basta” pelas situações extremas pelas quais passou. 

As dificuldades e obstáculos são os desafios que Deus lança à nossa fé. Quando encontramos obstáculos no caminho do dever, precisamos considerá-los como vasilhas que a fé tem diante de si para nos encher da plenitude e suficiência de Jesus. 

Foto de Rev. Gerson Moraes de Araújo

Rev. Gerson Moraes de Araújo

Ministro Jubilado da IPIB e Capelão do Hospital Evangélico de Londrina/PR

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.