Já somos mais de 47 milhões de evangélicos, revela o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 06 de junho deste ano. Inegavelmente, a Igreja Evangélica representa uma força significativa em meio a uma pluralidade religiosa crescente. Mas o que move o avanço dos evangélicos em nosso país? As respostas são complexas e envolvem análises sociológicas, políticas, culturais, religiosas e econômicas. No entanto, não devemos nos esquecer que a igreja é a graça de Deus em ação, revelando a multiforme sabedoria Dele (Ef 3.10-13) e transformando vidas.
É por meio desta “graça em ação” que Deus quebra a dureza do coração humano, gera arrependimento, refaz a justiça e reconstrói a sociedade. Não podemos subestimar a presença da Igreja no mundo: sua história, sua fé, seu trabalho e seu testemunho. A IPI do Brasil é uma prova disso. Chegamos a 122 anos de caminhada – com grandes desafios pela frente, é verdade, mas também com muita fé, amor e esperança (1 Co 13.13). É assim que seguiremos. É assim que caminharemos, seja pelo “vale da sombra da morte” seja pelos “pastos verdejantes”.
E como faremos isso? Aprendendo com o testemunho de cada um de nós. É por isso que esta edição de O Estandarte está recheada de exemplos práticos de como a Igreja serve ao próximo. São histórias que vão além de dados estatísticos frios e racionais; elas revelam um coração rendido ao Senhor da vida. Faça como o salmista: aprenda com os testemunhos de Deus por meio da Igreja (Sl 119.24).