O Estandarte completa 133 anos

A primeira edição do jornal saiu em 07 de janeiro de 1893 num projeto considerado o sucessor do primeiro jornal evangélico do Brasil

 

O mais antigo jornal evangélico completa hoje 133 anos. A primeira edição de “O Estandarte” foi publicada em 07 de janeiro de 1893 num projeto editorial considerado o sucessor do primeiro jornal evangélico do Brasil, o Imprensa Evangélica, fundado por Ashbel Green Simonton (o pioneiro missionário presbiteriano) e mais quatro companheiros de empreitada em 5 de novembro de 1864. Imprensa Evangélica teve a duração de 28 anos.

A primeira edição de “O Estandarte” continha quatro páginas de textos, mas nenhuma imagem. Trazia no topo o nome do periódico e o texto de Isaías 62.10:

“Passae, passae pelas portas; preparae a estrada ao povo; fazei plano o caminho, escolhei as pedras e ARVORAE O ESTANDARTE às gentes”.

 

Primeira página na primeira edição do jornal (1893).

Tenaz perseverança

Eu seu texto introdutório, a primeira edição glorifica a Deus e enfatiza a necessidade de combater a realidade social e moral do país. Entre as expressões utilizadas, os redatores mencionaram uma “tenaz perseverança”. Mal sabiam eles que esta “tenaz perseverança” seria um ingrediente essencial para sua longa história. Com discernimento, o artigo ainda destaca que Deus “é para nós a realidade viva e supremamente bella do Christianismo”. Em tom pastoral, continua:

“Elle (Deus) é o ineffavel consolo do coração nas provações da vida, a aspiração suprema e o desafogo da alma ante o espetáculo mesquinho da vaidade arrogante e opressora da hypocrisia triunfante e vil…”.

 

Fundadores

Assim, em 7 de janeiro de 1893 surge o novo jornal, “O Estandarte”, pelas mãos de jovens presbiterianos brasileiros (Eduardo Carlos Pereira, Bento Ferraz e Joaquim Alves Corrêa), sendo este último o então redator de Imprensa Evangélica.

 

Novos tempos

O texto da primeira edição explica ainda aos leitores que “O Estandarte” veio ocupar o lugar de Imprensa Evangélica e acrescenta: “Nosso programma, porém, é mais comprehensivo de accordo com os novos tempos”.

Home do portal

Sim, “novos tempos” é uma boa expressão para identificar um jornal que tem em sua natureza um jornalismo dinâmico e continuamente atual. “O Estandarte” perpassou gerações e hoje está diante de novos desafios e um novo perfil de leitores – muito mais presentes no ambiente digital do que fora dele. Por isso, o jornal se reinventou e já oferece um portal muito mais interativo e amplo, preparado para acolher mais conteúdo com estilos diferentes de formatos e opiniões. Todas as publicações passam a ser gratuitas, proporcionando assim uma acessibilidade incrível aos irmãos e irmãs da IPI do Brasil.  O leitor e a leitora podem deixar seus comentários e compartilhar todos os links com quem quiser e no canal que desejar.

 

“O Estandarte” perpassou gerações e hoje está diante de novos desafios e um novo perfil de leitores – muito mais presentes no ambiente digital do que fora dele.

 

Neste dia especial de aniversário de “O Estandarte”, também é celebrado o Dia do Leitor. Nada mais propício para quem valoriza a leitura de conteúdos que trazem não somente informação, mas também material que gera transformações profundas e eternas.

Como disseram os primeiros editores,

“Em nome de Deus e da Patria, em nome dos altos interesses da Igreja de Christo na terra da Sancta Cruz, ahi tremula ‘O Estandarte’ ao sopro matutino do novo anno”.

 

**

Rádio conta história de “O Estandarte”

Estreia hoje o novo quadro na Rádio Vida&Caminho (RVC) chamado “ContAção – A história da IPIB em movimento”, apresentado pelo Rev. Éber Lima, curador do Museu da IPI do Brasil. O primeiro episódio é exatamente sobre a história de “O Estandarte”. Nele, os ouvintes poderão conhecer o contexto do surgimento do periódico no final do século XIX, descobrir curiosidades sobre o primeiro exemplar e entender como a imprensa evangélica se consolidou como ferramenta essencial para formação e comunicação da igreja.

Saiba mais sobre o primeiro episódio do “ContAção” aqui.

 

 

Nota do editor

Fica aqui uma gratidão especial ao editor titular de “O Estandarte”, o Rev. Gerson Correia de Lacerda, que, por questões de saúde, está afastado de suas atividades. Por conta de seu incansável labor, o jornal tem persistido ao longo dos últimos anos.

Foto de Lissânder Dias

Lissânder Dias

Membro da 2a IPI de Maringá, PR, e editor interino de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.