Nossa Igreja além das fronteiras

IPIB participa da Assembleia da Aliança Evangélica Latina, em Cartagena das Índias, Colômbia.

Nos dias 8 a 12 de setembro de 2025, o Rev. João Luiz Furtado, pastor do Presbitério de Botucatu, representou oficialmente a IPI do Brasil na Assembleia da Aliança Evangélica Latina, realizada em Cartagena das Índias, Colômbia. Esse gesto vai muito além de uma viagem ou uma participação formal: é uma expressão concreta da presença da nossa igreja no corpo de Cristo em toda a América Latina.

Durante a assembleia, líderes de 20 países compartilharam experiências, desafios e sonhos. Foram momentos de oração, reflexão e planejamento estratégico, com destaque para a defesa da liberdade religiosa, promoção da dignidade humana e fortalecimento da missão integral da igreja. Nosso pastor esteve atuando na Comissão de Liberdade Religiosa e Direitos Humanos, contribuindo diretamente para iniciativas que impactam não apenas igrejas locais, mas vidas e comunidades inteiras.

Durante o encontro, foi aprovada a Declaração de Cartagena, documento que consolida a visão da AEL sobre a influência da igreja evangélica na Iberoamérica. A declaração reconhece tanto a contribuição histórica das igrejas — na educação, liberdade religiosa, saúde e cultura — quanto o papel atual na transformação social, familiar e comunitária.

Ao saber que a nossa igreja tem voz e representação em nível continental, somos lembrados de que cada oração, cada gesto de fé e cada ação da igreja local têm valor e repercussão além das nossas paredes. Somos parte de uma missão maior, em que Deus está agindo para levar esperança, justiça e transformação.

Que este testemunho nos inspire a ser uma igreja viva, comprometida e influente, onde cada membro entende que pertence a um corpo que trabalha, ora e ama em unidade com milhares de irmãos e irmãs espalhados pelo continente. E que possamos, como igreja local, refletir em nossas atitudes o compromisso de Cristo, sendo luz, sal e mãos estendidas em nossa comunidade.

“Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zacarias 4.6), como afirmado na Declaração de Cartagena.

A Assembleia da AEL em Cartagena não foi apenas um encontro administrativo.

Que a presença da nossa igreja em espaços como a Assembleia da AEL nos lembre: não estamos sozinhos. Deus nos dá oportunidades de servir, influenciar e transformar vidas, e Ele conta conosco para cumprir Seu propósito em cada lugar que alcançamos.

Foto de Sheila Amorim

Sheila Amorim

Jornalista e diagramadora de O Estandarte, membro da IPI de Cidade Patriarca, São Paulo, SP

Compartilhe este conteúdo. 

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
plugins premium WordPress
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.