A 2ª IPI de Ibiúna, juntamente com as IPIs Lageadinho e Bairro Gabriel, tivemos uma boa ideia para celebrar o Dia da Árvore e o Dia da Escola Bíblica Dominical, em 21 de setembro: distribuíram 60 mudas de árvores nativas para reflorestamento nas suas terras. Foi o primeiro evento relacionado com os cuidados com meio ambiente.

Igreja Amiga do Meio Ambiente
O projeto “Igreja Amiga do Meio Ambiente” tem como objetivo a conscientização das nossas comunidades despertando os seus membros para se preocuparem com o meio ambiente onde vivemos. Esse assunto deve ser enfatizado nas reuniões das nossas Igrejas Presbiteriana Independente do Brasil, pois somos conhecedores das Escrituras Sagradas. Sabemos que Deus foi o criador de todas as coisas, e isso deveria nos tornar cuidadores da sua criação. No entanto, engrossamos as fileiras dos destruidores da criação de Deus.
Nesta primeira iniciativa contamos com a participação da IPI Lageadinho, a primeira Igreja Evangélica instalada como ponto de pregação no ano de 1925 nas terras Ibiunense, portanto, há 100 anos. A Rev. Ana

Carolina, pastora titular dessa igreja, nos deu todo apoio, incentivando o povo para participar desse evento. Também contamos com a participação da Igreja do bairro Gabriel, a Igreja caçula do Presbitério Itupararanga, tendo como Pastor titular o Rev. Agnaldo Marcelo Cianelli, que convocou o povo para plantar árvores nesta data comemorativa ao Dia da Árvore.

As próximas ações do projeto serão: a conscientização sobre os cuidados com o lixo, destinando o reciclado à Cooperativa de recicladores e o orgânico, transformando-os em adubo caseiro para as hortas e jardins. Queremos também conscientizar o povo Presbiteriano Independente a cuidar das nascentes das águas, com reflorestamento e fechamento dessas áreas para evitar invasão de animais, cavalos e vacas em busca de água – o que provoca o soterramento dessas minas ao ponto de secá-las.
O evento realizado pelas três Igrejas foi bem-sucedido, graças a Deus. Todas as mudas foram levadas para o campo e lá já começaram o plantio. Alguns irmãos enviaram fotos das mudas já plantadas em suas terras. Até as crianças entraram em ação. Isso comprova que cuidar da criação de Deus não é só cuidar dos humanos, mas de tudo o que Ele criou. Inclusive Ele mesmo a declarou: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gênesis 1.31).