Um novo momento missionário para a IPIB

Podemos dizer que temos cinco IPIs em Portugal, inaugurando um novo momento missionário para a IPIB
Rev. Paulo Damião (à dir.) na Comunidade Evangélica Ágape, em Torres Novas, Portugal.

Trabalhei na Junta de Missões da IPIB por 14 anos (hoje, Secretaria de Evangelização). Na época, nossa visão de plantação de igrejas fora do Brasil era de fazer parcerias com denominações presbiterianas já existentes nos países, como as que ocorreram em Portugal, Chile e Estados Unidos. Quando as parcerias cessaram, passamos a investir em membros da IPIB que trabalham com outras agências missionárias no exterior, até que, voltamos a ter parceria com a ECO, uma denominação presbiteriana dos Estados Unidos, em Austin, Texas, com o ministério do Pr. Osnir Pires Júnior, do Presbitério de Presidente Prudente, SP.

Em julho de 2023, por indicação da diretoria e aprovação da AG/IPIB, fui nomeado Assessor de Relações Internacionais, com a responsabilidade de acompanhar os organismos dos quais a IPIB é membro. Aproveitei para criar um grupo de WhatsApp com pastores, presbíteros e membros da IPIB que residem em Portugal, iniciando pelo Pr. José Costa, que foi meu auxiliar por 18 anos, plantando duas igrejas em Prudente: Ana Jacinta e Vale do Sol, que estava morando em Abrantes e plantando uma igreja para portugueses em Torres Novas, aproveitando do seu contato com a população que ajuda no hospital, como auxiliar de enfermagem. Por dois anos, ele viajou uma vez por semana de Abrantes para Torres Novas (numa distância de 100 kms, ida e volta) para atender pedidos de famílias que queriam assistência pastoral. Com o crescimento, alugou-se uma sala comercial, onde estão se reunindo e, por conta de leis do país, leva o nome de Comunidade Evangélica Ágape, com doutrina e governos presbiterianos. Ele está vinculado a este Presbitério, que ajuda no seu sustento e tem como auxiliar o Pr. Cláudio San, membro do Presbitério de C. Gde, MS. Aproveitei e fiz uma reunião com José, Cláudio e Paulo Carra em Torres Novas.

No grupo temos os pastores Alan Litwin, pastor da Igreja Evangélica Lisbonense Presbiteriana, em Lisboa, com a qual foi estabelecida uma parceria oficial na reunião da AG, e Paulo Carra, ambos do Presbitério de Osasco, plantando igrejas em Guimarães e Fafe, com o nome Associação Presbiteriana Independente.

Paulo conheceu o pastor presbiteriano Mansueto Rocha, morando em Viana do Castelo, que foi arrolado como membro de Guimarães e está como missionário tanto em Viana do Castelo como em Ponte de Lima, cidade vizinha.

Podemos dizer que temos cinco IPIs em Portugal, inaugurando um novo momento missionário para a IPIB com o reconhecimento que a Secretaria de Evangelização está dando, tanto moral como financeiramente. Eu fico muito feliz por meu avô materno ter vindo de lá, ainda criança, através de quem, consegui minha cidadania. Que Jesus abençoe essas iniciativas e que Seu Reino cresça a cada dia!

Rev. Paulo de Melo Cintra Damião

Pastor jubilado do Presbitério de Presidente Prudente, SP

Compartilhe este conteúdo. 

Respostas de 2

  1. Faço parte da Igreja Presbiteriana Independente de Guimarães Portugal desde março de 2024, três meses após sua inauguração. Deus preparou esse lugar para congregarmos junto com o Pastor Paulo Carra, amigo desde o Presbitério de Osasco. A nossa igreja tem através dos ensinos bíblicos e o poder do Espírito Santo resgatado vidas de brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades. Fazer parte desse desafio tem sido uma honra mesmo com toda a dificuldade. Pedimos aos irmãos do Brasil que continuem a orar pelo Pastor Paulo, os missionários e o povo aqui congregados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Gratuito

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.