Porém, aprouve ao Senhor permitir que hoje isso tivesse continuidade, através de um novo e ardente desejo de plantar uma nova igreja numa das regiões mais densamente povoadas da nossa cidade. E para isso, o Presbitério adquiriu um apartamento no bairro da Taquara, Jacarepaguá, para ser a futura residência do obreiro e sua família.
Inicialmente, este apartamento foi utilizado para que se pudéssemos dar assistência melhor à IPI do Recreio dos Bandeirantes, mas já nesta ocasião, sonhávamos em principiar alguma evangelização no bairro que residimos para que pudesse ser continuado pelo obreiro que Deus levantasse para a plantação da igreja em Jacarepaguá.
Um pouco antes disso, a IPI de Edson Passos iniciara uma espécie de reunião de discipulado com um filho de irmãos membros dessa igreja. Este trabalho cresceu, porém com dificuldades, uma vez que a distância e as demandas da igreja dificultavam a assistência apropriada para esse grupo que se formou.
Nesse propósito, Deus foi colocando o mesmo desejo no casal de obreiros (Rev. Heber José Teixeira Lima e Luciene Pinto Pimentel de Lima e sua filha Sophia). E por conta disso, entendendo a direção de Deus, nos oferecemos ao Presbitério para plantarmos a igreja.
Uma vez comissionados para esse projeto, recebemos a visita do Secretário de plantação, Reverendo Caio Batista, em outubro de 2024, para a verificar a viabilidade da região onde a igreja seria plantada. Desenvolveu-se o projeto para análise e aprovação da Secretaria de Evangelização da IPIB. E mesmo antes de ser devidamente aprovada a parceria entre Secretaria e Presbitério, acreditando que Deus estava nisso, iniciamos um
pequeno grupo no apartamento do Presbitério, chamando vizinhos para uma reunião de oração pelas famílias e que aos poucos foi sendo frequentado por nossas vizinhas todas as terças feiras. A esse pequeno grupo demos o nome inspirador de Sementeira, para nos lembrar que cada pequeno gesto, cada palavra era como uma semente do Evangelho que estava sendo semeada nos corações, a fim de germinar na Árvore da Vida que é Jesus!
Posteriormente viemos a conhecer os irmãos do trabalho iniciado por IPI Edson Passos. Esse trabalho, a propósito, também começou na cobertura do apartamento desse casal de irmãos, e através de seu filho, outros amigos adolescentes dele passaram a frequentar ali, o que ficou sendo chamado de Lajeadão.
Esse conhecimento mútuo entre o projeto de plantação e o trabalho iniciado pela igreja de Edson Passos, fez surgir o desejo e o entendimento de que um poderia complementar o outro, e por isso passamos a orar para que esse entendimento pudesse ser também das partes responsáveis envolvidas (Conselho e Presbitério).
Finalmente este entendimento chegou e os trabalhos foram unidos para o propósito da plantação da nova igreja.
Como visão que Deus nos deu, compartilhamos com esse grupo o sonho de plantarmos um trabalho que fosse caracterizado por algo que demonstrasse ser orgânico, vivo. Uma comunidade de discípulos de Cristo que sejam estimulados a desenvolverem relacionamentos verdadeiros uns com os outros através do discipulado pessoal e com os amigos, com o propósito de facilitar o compartilhar o Evangelho. Daí surgiu, não só o nome, mas a ideia por trás, tanto das Sementeiras (os pequenos grupos da igreja) para semear a Boa semente da Palavra de Cristo e da Vida de Cristo na vida do povo; quanto da própria Comunidade Presbiteriana Árvore da Vida.
Jesus mesmo ensinou a importância de abraçarmos o novo que Deus traz para o seu povo. Ele disse que vinho novo não se põe em odres velhos, pois um estragará o outro. Mas vinho novo se põe em odres novos, pois ambos se conservarão. É nesse espírito do ensino de nosso Mestre que surge o desafio de plantar uma igreja reformada, Presbiteriana Independente, ancorada nos princípios e valores da IPIB e do Evangelho de Cristo, mas também contextualizada com os desafios e necessidades do tempo presente, para fazer o Evangelho de Cristo ter sentido numa sociedade líquida e em constante mudança.
Abraçamos o desafio de ser um grupo de discípulos de Jesus que serão conhecidos pelos relacionamentos verdadeiros que eles se propõem a desenvolver e pela vida na vida que o discipulado produz. Por isso é muito, muito mais que um simples nome diferente. Queremos desenvolver um senso de comunidade onde todos se ajudam e todos crescem na graça e conhecimento de Jesus.
A Comunidade Presbiteriana Árvore da Vida é uma Congregação Presbiterial da IPIB que quer trazer o Vinho Novo do Evangelho num odre novo, para um tempo novo que está aí.
E, a partir do dia 16 de agosto de 2025, O Presbitério do Rio de Janeiro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil na pessoa do Presidente, Rogério de Santana, inaugurou o projeto de plantação de mais uma de nossas Igrejas para glória de Deus.