Uma resposta cristã aos desafios urbanos
Com foco em enfrentar problemas como violência, desemprego, desigualdade social, vulnerabilidade familiar, baixa escolarização e carência cultural, o evento montará redes de transformação social especialmente voltadas para as regiões periféricas da cidade, onde mais de 674 mil pessoas estão em situação de risco, segundo o IBGE. Inspirado pela experiência originada em Nova York na década de 1980 — que resultou no crescimento de 300% das igrejas em Manhattan e no fortalecimento de programas sociais —, o Movement Day busca replicar esses impactos globalmente em mais de 300 cidades.
O líder da iniciativa no Brasil, pastor Samuel Lima, à frente da Igreja Mosaico, destaca que o objetivo não é apenas mobilizar a igreja, mas também articular líderes de diversos setores, como ONGs, universidades, empresas e poder público, em torno de ações práticas estruturadas para os próximos dez anos.
Apoio da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e parceria com a Editora Vida & Caminho
A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) apoia oficialmente o Movement Day São Paulo 2025, incentivando suas igrejas e lideranças a se engajarem nas atividades e ações propostas pelo movimento.
A Editora Vida & Caminho é parceira atuante do projeto e contribui por meio da publicação de obras essenciais à formação e ao debate da Semana do Movimento:
-
- A Exigência: o chamado de Deus à justiça, misericórdia e humildade para superar a divisão racial, de Mac Pier e Claude Alexander — autores que estarão presentes no evento.
- Deus é um Construtor de Cidades (no prelo), de Ian Shelton (Movement Day Australia) — obra que será utilizada pelos scholars na formação voltada para líderes que implementarão ações de longo prazo nas comunidades.
Essas publicações oferecem fundamentação bíblica e prática para compreender e enfrentar questões sociais complexas, alinhadas à visão do Movement Day.
Programação integrada: formação, diálogo e ação
A agenda oficial do Movement Day SP inclui:
-
- 16 de agosto: corrida de rua “Running for Cities” no Parque do Ibirapuera, com opções de 3 km (caminhada), 6 km e 9 km (corrida), como forma de promover conscientização urbanística e engajamento comunitário. (Inscreva-se aqui).
- 19 de agosto: Fórum Fé, Justiça e Reconciliação Racial, na Catedral Evangélica de São Paulo (1ª IPI de São Paulo). (Inscreva-se aqui).
- 20 e 21 de agosto: formação de scholars – líderes preparados para desenvolver ações de longo prazo nas comunidades, na Igreja Batista do Morumbi, das 9h às 15h. (Inscreva-se aqui).
- 20 de agosto (19h30): Fórum Fé e Trabalho, no Buffet Casa Bertolazzi. (Inscreva-se aqui).
- 21 de agosto (19h): Seminário “Líder Hospitaleiro”, com Terry Smith, na Igreja Batista do Povo. (Inscreva-se aqui).
- 22 de agosto (19h30): Fórum Novas Gerações, no Espaço Civi-co. (Inscreva-se aqui).
Um movimento estruturado e de longo alcance
Mais do que um evento, o Movement Day propõe-se a atualizar práticas e criar incubadoras sociais, programas culturais e redes de cooperação local com metas
concretas. Ao final, haverá divulgação dos resultados e impactos para reforçar a continuidade das ações.
Uma chamada para participação
A iniciativa é aberta a pessoas e organizações comprometidas com o crescimento humano e comunitário, independentemente de filiação religiosa — desde líderes empresariais até educadores, movimentos sociais e comunidades locais. Segundo Samuel Lima, “queremos ser um movimento não só inspiracional, mas também delinear ações práticas para quem estiver interessado em atuar junto à população”.
Assista este vídeo sobre o movimento: