Rev. John Terech destacou a visão de construir igrejas que cresçam, floresçam e façam discípulos
O culto de abertura da Assembleia Geral (AG) da IPI do Brasil começou na tarde de quarta-feira (30/07) com um momento de louvor, ao estilo de viola caipira, dirigido por Vitor Quevedo e com a palavra bíblica do Rev. John Terech, diretor executivo de operações da ECO – uma aliança de presbiterianos evangélicos nos Estados Unidos.
Baseado no episódio em que Jesus olha para a multidão aflita e a vê como ovelhas sem pastor (Mt 9.35-10.1), Terech destacou a visão comum entre ECO e IPI de construir igrejas que cresçam, floresçam e façam discípulos. “O que significa ‘fazer discípulos?’”, pergunta Terech. Para ele, a Grande Comissão (Mt 28) nos dá uma visão disso. Jesus ensinou seus discípulos, concedeu-lhes autoridade espiritual e os enviou para agir. “Gostaria de ver as igrejas fazendo isso, preparando as pessoas para a missão”, disse.
Para o pregador, as igrejas que fazem discípulos desenvolvem relações pessoais significativas, confrontam a cultura do mundo e transformam vidas pelo Espírito. Quanto à relação entre mestre e aprendiz, Terech compartilhou um texto que expressa bem essa dinâmica relacional. A seguir:
5 passos da relação entre mestre e aprendiz:
- Eu faço. Você observa. Nós conversamos.
- Eu faço. Você ajuda. Nós conversamos.
- Você faz. Eu ajudo. Nós conversamos.
- Você faz. Eu observo. Nós conversamos.
- Você faz. Outra pessoa observa.
Homenagens
Em seguida, o presidente da diretoria, Rev. Sérgio Gini, procedeu uma homenagem pública ao Rev. José Carlos Pezini, reconhecendo seu trabalho e agradecendo por sua dedicação na representação da denominação nos Estados Unidos. O Rev. John Terech também foi homenageado. Ambos receberam uma placa de agradecimento.
O culto de abertura foi encerrado às 18h.
Abertura das sessões deliberativas
Após uma hora de atraso por conta de problemas tecnológicos, o presidente deu início à primeira sessão da AG às 21h. 108 documentos foram apresentados em plenária, entre eles, parcerias internacionais com igrejas de Portugal e Angola. O presidente registrou a presença do Presb. Davi Valente (representando a igreja em Lisboa) e do Pr. Alan Litwin (que atualmente pastoreia uma comunidade num bairro de Lisboa). O Rev. Gini também prestou esclarecimentos regimentares com base na Constituição e no Regime Interno da denominação para o bom funcionamento das reuniões. A sessão foi encerrada às 22h08.
Segundo os registros da diretoria, 201 delegados se fazem presentes na AG.