O valor da identidade na revitalização da igreja

A história da IPI do Brasil, organizada em 1903, tem sua origem na busca genuína de homens e mulheres por viver uma fé bíblica e missionária, mas sem deixar de ser brasileira.

REVITALIZAR É RETOMAR NOSSO CHAMADO PROFÉTICO DA EVANGELIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO PELO POVO BRASILEIRO, NO PODER DO ESPÍRITO SANTO

A história da IPI do Brasil, organizada em 1903, tem sua origem na busca genuína de homens e mulheres por viver uma fé bíblica e missionária, mas sem deixar de ser brasileira. Desde o início, nossa igreja contou com líderes comprometidos com a centralidade de Cristo, a fidelidade às Escrituras e a autonomia da igreja local – elementos que não são apenas parte do passado, mas fundamentos para revitalização futura.

Hoje, a Secretaria de Revitalização de Igrejas (SRI) da IPI do Brasil tem como propósito inspirar a vitalidade de nossas igrejas locais. Isso significa crescer em número, em vida, em relevância e em profundidade. A revitalização acontece quando renovamos o compromisso, redescobrimos a missão e realinhamos a visão. Tudo isso com metas claras, mensuráveis e movidas por oração e obediência.

Assim, nossa identidade não deve ser reduzida a estruturas físicas, eventos marcantes ou ministérios do passado. Nossa identidade está em Cristo Jesus e, como igreja, somos convidados a revisitar nossa vocação centenária com o coração sensível à voz do Espírito – como quem retorna ao primeiro amor (Ap 2.4). Somos chamados a ministrar cultos que, de fato, glorificam a Deus e a promover a vivência de dons espirituais colocados a serviço do Corpo de Cristo.

Revitalizar é retomar nosso chamado profético da evangelização do povo brasileiro pelo povo brasileiro, no poder do Espírito Santo. Essa missão não ficou no passado, mas é relembrada hoje por meio de diversas igrejas ao redor do Brasil que respondem positivamente ao chamado do Mestre. Não se trata de fazer tudo, mas de fazer o que importa, segundo o propósito divino.

Somos chamados agora a dar a nossa contribuição nesta belíssima caminhada de fé que perpassa décadas por meio de uma linguagem que comunique o Evangelho ao povo brasileiro e expresse o nosso amor ao Senhor. Nossos fundadores tinham objetivos claros. Eles discerniram o mover de Deus e responderam com coragem. Assim, somos chamados a seguir seu exemplo: estabelecendo objetivos e estratégias claras, pois essa simplicidade – aliada à profundidade bíblica – é uma das marcas da tradição da IPI do Brasil.

A revitalização não acontece quando nos apegamos ao que é – ou já foi – visível. A igreja frutifica quando redescobrimos quem somos em Cristo Jesus e vivemos esta identidade com coragem. A IPI do Brasil tem uma herança bendita, firmada na Palavra e relevante para o Brasil de hoje. É por este caminho que firmamos a revitalização – não por nostalgia, mas pela missão.

A revitalização de igrejas é o Evangelho em movimento. Como herdeiros de uma história abençoada e abençoadora, somos convidados a viver no Senhor a partir de nosso chamado.

Que a chama que ardeu os corações dos pais fundadores também arda em nós! Que a identidade Presbiteriana Independente não seja apenas recordada, mas vivida em cada culto, em cada casa, em cada gesto de amor em missão.

Pela coroa real do Salvador.

Foto de Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Rev. Paulo Câmara Marques Pereira Júnior

Consultor da SRI - Região Sul

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.