As tribos coloridas das montanhas
Aletheya Anunciação, compartilha o relato da missionária da IPIB na Tailândia, Pee Bee. Narração, Aletheya Anunciação. Tradução, missionária Natália. Edição, Rádio RVC, Vida e Caminho.
Missionários Mateus e Nathalia | Mae Aí, Chiang Mai, Tailândia
1. Introdução
Nos momentos de engajamento bíblico, temos a oportunidade de apresentar Jesus a pessoas de origem budista nas vilas cheia de cores entre as montanhas. Em momentos como esse, uma mulher da tribo Paloung sempre ficava maravilhada em ver Jesus curando os doentes e comendo com pessoas simples. Ela creu que Jesus poderia curá-la de sua enfermidade e assim o Senhor o fez!
2. Início do trabalho missionário
No início do trabalho de engajamento bíblico, no qual utilizamos recursos de vídeo e áudio para ouvirem o evangelho, nosso principal desafio foi sermos aceito para estar na casa das pessoas. A cultura budista está profundamente enraizada e é passada de geração em geração; ter atitudes que vão contra os costumes pode ser motivo de rejeição. A barreira da língua também se torna um desafio, pois é importante para a as pessoas ouvir sobre Jesus em sua própria língua materna.
Mas para vencer tais desafios, estava conosco e está até hoje, a primeira e única igreja da vila de Mae Muang Noi. A líder da igreja nos apresentou o desafio, mas também está conosco para nos ajudar com a tradução. A IPI do Brasil está envolvida nos recursos para que cheguemos até as casas das pessoas que estão em lugares precários na vila. E também está envolvida em oração, clamando pela força que vem do Senhor para pessoas como essa mulher Paloung, que tem enfrentado barreiras para se decidir por Cristo.
3. Cronograma do projeto missionário
Nossa família, juntamente com o ministério The Tree Of Life, trabalha com célula para crianças e adolescentes, onde durante a semana nos dividimos em três equipes para trabalhar com as vilas da região. Temos contato com as tribos Ahka, Paloung, Lahu, ThaiAí e Garian. O trabalho com os crianças abre as portas para entrarmos nas casas de suas famílias e ministrarmos sobre Jesus para seus pais e parentes. Para manutenção de nossa família, renovação de visto e custos com os trabalhos o valor investido mensalmente é de R$6.000,00, em média, sempre levando em consideração a oscilação do dólar e da moeda local.
O projeto está ativo no extremo norte da Tailândia há 11 anos. A semente já foi plantada nos corações das pessoas; agora estamos na fase de cuidar, regar com a Palavra, para que assim venha crescer. Os tailandeses são pessoas amigas, sempre abertos a ouvir o que temos a dizer, porém, quando são desafiados para tomar uma decisão por Cristo, eles se sentem como se estivessem traindo e abandonando a família e suas origens. Mas, para a glória do Senhor, neste ano, 6 pessoas foram batizadas. É um processo para eles entenderem que, se deixarem de seguir os costumes budistas, não deixarão de ser tailandeses.
4. Relatos sobre o projeto missionário
“Em Mae Muang Noi nós estabelecemos uma igreja em 25 de abril de 2018 com o objetivo de pastorear pessoas das aldeias de Mae Muang Noi, Wang Hai, Pok Pa Yang, para conhecerem a Deus. No início, em toda a aldeia, havia apenas cristãos da minha família. Portanto, eu estava sobrecarregada. Não sou boa para cantar, mas tudo o que eu queria era que essas pessoas fossem salvas. Então, comecei a pedir a Deus que enviasse obreiros para ajudar. Estou muito feliz e grata a Deus por ouvir minhas orações, pois agora tenho a equipe de brasileiros do The Tree Of Life para me auxiliar nos trabalhos da igreja. Temos caminhado juntos até aqui!” – PiBee, tailandesa, líder da Igreja na vila de Mae Muang Noi
5. Motivos de oração
- Para que nossos filhos tenham um crescimento emocional saudável no campo missionário;
- Para que as pessoas permaneçam em nossos trabalhos;
- Para que os tailandeses consigam vencer as barreiras culturais para tomar uma decisão por Cristo;
- Por fortalecimento da equipe e da Igreja na vila de Mae Muang Noi.







