Em 15/08/1975, saía publicado n’O Estandarte o texto escrito pelo Rev. Melanias Lange, intitulado: “Inaugurado o novo templo da igreja de Vila Aparecida (São Paulo)”. Como escreveu o Rev. Melanias à época, a consagração do referido templo deu-se em 30/11/1974.
Agora, passados exatos 50 anos, voltamos às páginas de nosso jornal para comunicar a celebração realizada pela IPI de Vila Aparecida (localizada no bairro da Freguesia do Ó, em São Paulo, SP) no dia 30/11/2024, às 19h, quando esteve reunida a igreja para agradecer a Deus e recordar esse importante momento de sua história: o período da construção e o dia da consagração do atual templo da igreja.
O primeiro templo da igreja foi erguido ainda na época da congregação e inaugurado em 04/08/1957 e abrigou a comunidade até o ano de 1964.
A igreja foi organizada em 26/02/1967 e já no início de 1968, no pastorado do Rev. Jairo Jacob, foi nomeada comissão para estudar a possibilidade de construção do novo templo da igreja.
No dia 10/03/1968, foi aprovado em assembleia ordinária da igreja o plano de construção. A edificação levou sete anos e exigiu criatividade e muito esforço de toda a comunidade.
A construção teve a orientação técnica do Rev. Ely do Amaral Camargo e fez importante progresso no pastorado do Rev. Josué Cintra Damião (em 1970).

A construção foi concluída e consagrada a Deus e ao serviço da igreja, em 1974, no pastorado do Rev. Luiz Ignácio Alves (líder fundador da igreja e, certamente, um dos que mais se empenhou na edificação do templo).
Para celebrar a efeméride, o atual Conselho da igreja decidiu realizar um momento especial de recordação da história e de ação de graças. Vários irmãos e irmãs foram contatados para que escrevessem suas memórias relativas ao tempo da construção e da inauguração do templo.
Essas recordações todas foram compartilhadas na celebração do dia 30/11/2024 (lembranças de campanhas, desafios, dificuldades financeiras, trabalho gratuito dos próprios membros na construção…).
Após o ato litúrgico realizado, o Conselho conduziu a cerimônia de descerramento de uma placa comemorativa no átrio do templo, marcando assim a passagem dos 50 anos do santuário.
Por fim, todos desceram ao salão social da igreja para a confraternização comunitária ao redor da mesa. “Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (Sl 84.1-2).
Rev. Émerson Ricardo Pereira dos Reis, pastor da IPI de Vila Aparecida, em São Paulo, SP







