5 hábitos que todo líder cristão deveria cultivar

Não tenho a pretensão de dar uma explicação exatamente científica, mas me arrisco a dizer que um hábito é uma ação que se repete regularmente a ponto de se tornar organicamente natural.

A autoridade não está baseada no poder instituído, mas na credibilidade conquistada

“O sucesso é resultado de hábitos diários — não de transformações únicas na vida.” A frase é do James Clear, autor de “Hábitos Atômicos”, um livro best seller do New York Times. Mas o que, de fato, são hábitos? 

Não tenho a pretensão de dar uma explicação exatamente científica, mas me arrisco a dizer que um hábito é uma ação que se repete regularmente a ponto de se tornar organicamente natural. Quanto mais regular for, mais forte será o hábito. 

Seguindo esta lógica, um bom líder é aquele que desenvolve bons hábitos de liderança. 

Sugiro a seguir cinco deles com o intuito de encorajar você a se aperfeiçoar cada vez mais na missão de liderar sua igreja, sua organização, sua empresa ou seu pequeno grupo.

1) Ouça antes de falar 

Ouvir é a arte de prestar atenção nas pessoas ou nas coisas criadas. Isso traz importantes subsídios para as decisões. Um líder precipitado corre grandes riscos.

2) Pergunte antes de afirmar

Um líder seguro não tem medo de perguntar. Suas dúvidas não são sinais de fraqueza, mas sim de dedicação sincera ao assunto em questão. As respostas surgem no diálogo.

3) Ensine antes de exortar

Conversas difíceis fazem parte do papel do líder, mas elas não devem vir “no vácuo”. Ao contrário, estão precisamente localizadas dentro de um processo de aprendizagem. O bom líder cultiva ambientes que ensinam.

4) Faça antes de cobrar

É fácil cobrar o outro. Difícil é dar o exemplo. O bom líder entende que a autoridade a longo prazo de sua liderança não está baseada no poder instituído, mas na credibilidade conquistada pelo seu testemunho prático. 

5) Entenda antes de concluir

O bom líder é um eterno aprendiz, pois ele sabe que as questões mais difíceis não têm soluções óbvias. É preciso debruçar-se na observação, análise e raciocínio antes de estabelecer definições.

O exemplo de Cristo

Todos esses hábitos podem ser vistos no maior líder de todos os tempos. Cristo sabia ouvir, perguntar, ensinar, fazer e buscar o entendimento nas nuances da vida humana. Sua autoridade se constituiu mais forte que a morte e suas lições são eternamente relevantes. De um pequeno grupo de doze homens nasceu uma infinita quantidade de servos e servas que lideram e que transformam o mundo ainda hoje. 

Num dos seus preciosos conselhos sobre liderança, Jesus afirmou: 

“Os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros” (Mc 10.43).

Liderar é servir. E servir envolve bons costumes que expressam o espírito do Mestre. Quer aprender a liderar servindo? Comece cultivando os cinco hábitos aqui citados.

Foto de Lissânder Dias

Lissânder Dias

Membro da 2ª IPI de Maringá, PR, e do Conselho Editorial de O Estandarte

Compartilhe este conteúdo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Geral

Notícias Relacionadas

Categorias

Seções

Artigos por Edições

Artigos mais populares

Não Existem mais Posts para Exibir
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.