No último dia 23 de fevereiro, o curador do Museu e Arquivo Histórico da IPI do Brasil, Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, esteve na cidade de Bebedouro, interior paulista, a convite do Conselho da IPI local, para a celebração dos 120 anos de organização da referida igreja, uma das mais antigas da denominação.
O curador teve o privilégio de participar do culto solene e de pregar na ocasião, tudo isso em meio às lembranças de uma bela história evangelística. Participou também do culto, especialmente convidado para cantar louvores a Deus, o Grupo Maranata, da 2ª IPI de Tatuí, SP.
O primeiro crente evangélico do lugar foi Luiz Gonzaga de Almeida, que viera de São João da Boa Vista, SP, para ali residir.
Outro crente evangélico a se radicar na pequena cidade foi Job Alves Moreira, em 1903, vindo de São Sebastião da Grama, MG.
O testemunho cristão e a pregação desses irmãos passou a fazer efeito e houve adesões, dentre elas a de Joaquim da Silveira Coelho, que tinha um sítio na região.
Pastores presbiterianos se dirigiram a partir desses eventos para Bebedouro, a fim de dar assistência ao grupo: Revs. Laudelino de Oliveira e João F. da Cruz, que receberam por profissão de fé os primeiros membros.
Logo depois, já sob a orientação da recém-nascida Igreja Presbiteriana Independente, em 1903, visitaram o grupo os Revs. Francisco Lotufo e Othoniel Motta.
Alguns dos componentes do primeiro grupo que foram se convertendo eram membros das famílias Silveira e Lima, àquela altura já aparentadas. A casa onde a igreja se organizou, em 12/2/1905, pertencia a Joaquim da Silveira Coelho e Maria Rosa de Lima, bisavós do curador do Museu da IPI do Brasil.
O primeiro pastor da igreja foi o Rev. Vicente Themudo Lessa, um dos ministros fundadores da IPI do Brasil. No culto de organização, foi eleito presbítero Job Alves Moreira e eleitos diáconos Cândido Procópio de Oliveira e Calimério da Silveira Lima (avô paterno do curador).
Nas décadas seguintes, as famílias Santana e Zamunaro se tornaram pilares importantes de sustentação da igreja.
Pastorearam também ministros muito respeitados como os Revs. Lívio Teixeira, Eduardo Pereira de Magalhães e Ruy Anacleto (este último, por mais de quatro décadas).
A história da IPI de Bebedouro prossegue vibrante e desafiadora, sob a liderança do Rev. Eliseu Fonda da Silva.
Cidade importante na região, Bebedouro nos motiva a prosseguir na caminhada de testemunho da fé cristã e de esforços na evangelização







